Donnerstag, 3. September 2009

Carta de Shaul (Paulo) aos Galatas

Na lição anterior aprendemos que o termo comumente usado pela maioria „velho ou novo testamento“ é improprio, o que Yah determinou em sua palavra não envelhece jamais.
Não há necessidade de dividirmos o testamento em duas partes , porque na verdade não foi feito um segundo testamento ou „novo“ como muitos assim dizem, mas sim foi feita uma emenda no Testamento já existente, uma renovação na aliança de sangue, o sangue derramado por Yahoshua substituiu o sangue da aliança feita no Sinai, que era de animal, mas o Testamento permaneceu o mesmo, como exemplo podemos citar alguém que após redigir um Testamento adquire um novo bem e agora ele deseja acrescentar nesse testamento que foi redigido anteriormente, o que fazer então? Simplesmente ir ao cartorio e fazer uma emenda, que será redigida ao final do Testamento, o Testamento permance o mesmo, mas com uma emenda, e assim é com a palavra de Yah, ela permanece imutavél, mas com uma renovação no que diz respeito a aliança do sangue.
Yahoshua, não é o fim da lei, mas o objetivo da lei, com a sua morte Ele complementou a Lei, agora o Testamento está selado, isto é não há mais ratificações a serem feitas até o dia em que será aberto para o julgamento final dos homens, todas as palavras do Testamento são verdadeiras, homem algum pode mudar um til da lei. É pelas palavras do Testamento ou Escrituras que cada um de nós será julgado. "Não existe algo como Novo Testamento".
Yahoshua enviado de Yah para ensinar aos israelitas e conduzi-los de volta as leis e mandamentos do Altissimo, emissário Shaul, o enviado de Yah aos gentios com a mesma finalidade não anularam com a lei, Yah o Altissimo não deu a eles autoridade para dar cabo da lei, ou mudar a sua palavra , esses dois servos de Yah, o Altissimo, tinham por missão ensinar aos homens a Palavra de Yah e não criar novo testamento, mudar ou abolir com a lei.
O Apostolo Shaul era contra o ensino farisaico, o legalismo da torah, doutrina maligna que persiste até os dias atuais, eles costumavam acrescentar elementos doutrinários próprios as leis de Yah tornando assim as leis de Yah que são perfeitas em fardos pesados, e é isso o que vamos estudar no livro de Galatas.
2 Kephas (1.Pedro) 3:15 E tende por salvação a longanimidade de nosso Mestre; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 16 Falando disto, como em todas as suas epístolas=cartas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras=Testamento, para sua própria perdição.

Antiga Galácia era uma área situada no planalto central da Anatólia, moderna Turquia . Galácia, uma antiga região da Ásia Menor, foi assim nomeado pelos imigrantes gauleses da Trácia (Tylis), que ali se instalaram e se tornaram a casta dominante por volta do século 3 aC. Desde então passou a ser chamada a "Gallia" do Oriente, os escritores romanos costumavam chamar seus habitantes de Gallios=os antepassados dos franceses
Galatas 1: 1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Yahoshua, e por Yah o Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),
Essa é a fundação básica da fé messianica, Shaul assim como nós, era hebreu messianico
2 E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: 3 Graça e paz da parte de Yah o Pai e do nosso Mestre Yahoshua Ha Mashiach , 4 O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Yah nosso Pai, 5 Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém. 6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Yahoshua para outro evangelho; 7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho do Messiyah.
Através da leitura destes versiculos vemos claramente que os fariseus estavam tentando enredar os galatas e outras congregações em falsas doutrinas, e esses irmãos estavam caindo no mesmo erro em que os hebreus e os gentios dos nossos dias atuais estão caindo, Shaul estava tentando guiá-los de volta a verdadeira fé ensinada pelo Messiyah.
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema= maldito
Isso é pra refletirmos bem, Yah escolheu os israelitas para anunciar a sua palavra, Irmãos, mesmo que um anjo venha a ensinar outro evangelho, que ele seja amaldiçoado, não devemos dar ouvidos a sua mensagem, a mensagem que Yahoshua nos traz é: arrependam-se pois é chegado o reino de Yah, Salvação está a porta. O Messiyah já veio , seu sangue já foi derramado e agora podemos retornar a Yah , são essas as boas novas, mas se alguém anuncia algo diferente, p.ex. Que o Messiyah ainda não veio, não precisamos guardar a lei, etc.. etc..esse tal é maldito e é sobre isso que Shaul está alertando os irmãos da Galacia.
9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. 10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Yah? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Yahoshua. 11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
Essas boas novas que proclamamos, essas lições que estamos apresentando não é de acordo com a vontade dos homens, você não encontra esse tipo de informação em qualquer lugar a não ser nas escrituras, a maioria das religiões usam a biblia como referência, mas observem se eles ensinam de acordo com o que diz as escrituras, esse entendimento está sendo revelado a nós pelo Altissimo, vem direto de Yah, através de Yahoshua ha Mashiach, que através dos anjos traz até nós nesses últimos dias, Yah está nos dando entendimento para compreendermos coisas que antes não tinhamos sequer o menor conhecimento, não ensinamos de acordo com os ensinos dos homens, o entendimento humano é falho, pois interpretam as escrituras a sua própria maneira, se formos guiados pelo entendimento humano estaremos sendo conduzido a morte (segunda).
12 Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Yahoshua ha Mashiach. 13 Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no (farisaísmo) hebrewísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Yah e a assolava. 14 E na minha nação excedia em farisaismo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. 15 Mas, quando aprouve a Yah, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, 16 Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, 17 Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. 18 Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. 19 E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão de Yahoshua. 20 Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Yah testifico que não minto.
Shaul dá detalhes de seu encontro com Yahoshua e de como ele passou de perseguidor do povo de Yah a servo de Yah desde então ele passou a ajudar seus irmãos israelitas e os gentios a crescerem na fé, ensinando a eles a palavra viva, agora ele é parte da comunidade que outrora ele mesmo perseguia.
21 Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia. 22 E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Yahoshua; 23 Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. 24 E glorificavam a Yah a respeito de mim.
Que maravilha, Shaul agora ministra a palavra de Yah a aqueles irmãos que outrora perseguia, testemunho vivo de que Yah transforma vidas.
Gálatas 2
1
Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.
2
E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.
Podemos confirmar isto com a passagem de actos 15, muitos usam dessa passagem para dizer que os gentios que não tem lei Romanos 2;14 não precisam seguir as mesmas leis ou instruções que os israelitas, mas temos uma lição sobre isso que será postada mais tarde.
3
Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;
4
E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Yahoshua Ha Mashiach, para nos porem em servidão
;
Esses falsos irmãos a quem Shaul se refere estavam se intrometendo a ponto de espiar qual a relação da verdadeira fé dos irmãos messianicos, que guardavam as leis de Yah e o testemunho de Yahoshua ha Mashiach, Shaul diz que esses falsos irmãos se intrometiam secretamente pretendendo ser um dos verdadeiros hebreus, mas o que Shaul quer dizer com respeito a espiar a nossa liberdade? Que liberdade? R. o Messiyah nos libertou do pecado, muitas das vezes misturamos tanto outros entendimentos e filosofias com a lei de Yah , com o que é pecado , que perdemos a noção verdadeira do que é o pecado , achamos que liberdade é nos desviar da lei, sendo que é a lei que nos livra do pecado, porque sem a lei não teriamos noção do que é o pecado, Yahoshua disse em Mateus 5 „17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Yahoshua nos proporcionou um maior entendimento sobre a lei, se atualmente temos um entendimento maior sobre a torá é porque ele nos libertou, agora somos livres, compreendemos o verdadeiro sentido de guardar o shabat, porque Ele nos deu a entender o que o shabat significa, entendemos porque não é licito adulterar, entendemos o significado das palavras de Yahoshua em Mateus 5 , recebemos essa liberdade através de Yahoshua, os que ainda não receberam essa liberdade é porque o Messiyah ainda não lhes foi revelado ou por terem rejeitado o Messiyah e isto incluindo alguns verdadeiros hebreus que porcausa disso não compreendem o verdadeiro sentido da liberdade que temos em Yahoshua ha Mashiach
5
Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
6
E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Yah não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;
7
Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão
8
(Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios),
Toda vez que lemos nas escrituras sobre os da circuncisão é referente aos hebreus israelitas *todos aqueles com os quais Yah fez a aliança, a alinça entre Yah e os hebreus é a circuncisão, e todas vez que lemos sobre os da incircuncisão é feito referencia aos gentios (Yah não fez aliança com gentios, apesar de que podem se tornar parte na promessa, salvo se permanecerem na verdade).
9
E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão(aos hebreus);
10
Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.
11
E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
Shaul nos dá entender que ao encontrar-se com seus irmãos israelitas, logo de inicio teve de corrigi-los, porque os israelitas tinham em mente que estavam cometendo um grave erro ao se ajuntar aos de outras nações para ensinar-lhes a palavra. Yah teve que mostrar a Pedro em Atos 10 num sonho que ele não devia considerar homem algum puro ou impuro, os israelitas precisavam aprender que Yah estende a salvação a todos os homens, Pedro foi a Grécia e lá estava ele se alimentando em companhia de alguns gentios, mas assim que os israelitas chegaram ele recuou-se, pois não quiz ser visto pelos israelitas em companhia dos gentios, ele quiz mostrar com isso que não se misturava com os de outras nações, Shaul observou isso e chamou a atenção dele, Pedro estava sendo altamente influenciado pelos ensinos dos fariseus.
12
Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
13
E os outros hebreus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação
.
Nós os hebreus israellitas temos que ter em mente que fomos chamados para servimos de exemplo.
14
Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo israelita, vives como os gentios, e não como israelita, por que obrigas os gentios a viverem como israelita?
Isso é profundo! Shaul disse a Pedro: você Pedro, que ensina a verdade, o caminho de Yah, sobre o Messiyah e agora pratica algo totalmente diferente do que voce costuma ensinar? Lembre-se que os israelitas foram escolhidos para servirem de exemplo, devemos andar corretamente de acordo com as verdades do evangelho, que isso sirva de lição para todos nós, Shaul disse a Pedro: „Se voce sendo israelita, se comporta como se fosse gentio, então porque você exige que os gentios se comportem como se fossem israelitas?! Como é que voce pode ensinar a justiça a alguém sendo injusto, pura hiprocrisia.
15
Nós somos israelitas por natureza, e não pecadores dentre os gentios
.
Ser israelitas por natureza significa que somos separados por Yah, somos descendentes diretos da promessa , até a vinda do Messiyah os gentios não tinham qualquer conhecimento de Yah, gentios significa os separados de Yah eles näo tem lei, mas agora a nossa missão é ensiná-los sobre Yah e não viver da forma como eles vivem, temos que rejeitar por completo os ensinos , filosofias e modo de vida dos gentios, de nada nos aproveita seguir os passos dos gentios as escritures dizem em Jeremias 16:,19 O Yah, fortaleza minha, e força minha, e refúgio meu no dia da angústia; a ti virão os gentios desde os fins da terra, e dirão: Nossos pais herdaram só mentiras, e vaidade, em que não havia proveito. Doutra forma como é que que vamos poder mostrá-los a verdade se aceitarmos viver da maneira como eles vivem, lembrem- se que somos uma nação a parte, separados pelo próprio Yah..
Obs. Pelo fato de os gentios nao terem leis, eles criaram para si mesmo o mito do chamado "NovoTestamento", mudando assim a história dos hebreus tentando-se fazer passar através do mito do chamado "novo testamento" pelo que eles chamam de o "novo israel" só que sem as leis, ou seja o "novo israel debaixo da graça" e além disso esses gentios cristãos escreveram também os nomes de seus deuses nas escrituras, excluíndo assim o nome do Altissimo, do Messiyah além de inumeras outras mudanças.
16
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Yahoshua ha Mashiach, temos também crido em Yahoshua ha Mashiach, para sermos justificados pela fé em Yahoshua, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada
.
Muitos dirão Oh, agora Shaul está falando contra as leis, Shaul disse que nenhum homem será justificado pelas obras da torá, mas o que ele quer dizer com isso?_ Será que se um homem fornicar ou adulterar com a mulher do seu próximo, mas pelo fato dele guardar partes da lei, será que esse homem é considerado justo mediante as palavras da torah? É sobre isto que Shaul está falando, não que para ele não haja mais lugar de arrependimento, não é sobre isso que estamos falando, mas Shaul está tentando nos mostrar que fazendo as obras, (legalismo da torah, não confundir com guardar a Torá assim como Yah nos ordena), apenas para se justificar diante dos homens, isso pode até parecer justo diante dos homens, mas na verdade não há justiça alguma em voce, nenhum homem será justificado pelas obras da torá (legalismo), há aqueles que são fornicários,adulteros, mentirosos, roubadores, mas em contrapartida eles também guardam o shabat, são circuncidados, abstem-se de alimentos impuros, guardam a lei, mas na verdade guardam por guardar, eles não tem entendimento espiritual da lei, porque rejeitaram a torah viva, nenhum homem sera justificado pelas obras da torah, alguns tem o entendimento fisico, mas lhes falta o entendimento espiritual. Voce não alcançara salvação sem o entendimento espiritual (entendimento que vem do alto) escrituras diz que a letra mata, mas o espirito vivifica 2 corintios 3:6, todos os homens fiéis a Yah tinham o entendimento espiritual da torá, todos os profetas profetizaram sobre a vinda do Messiyah, todos eles tinham o entendimento espiritual messianico, mesmo os salmos falam da vinda do Messiyah. Lucas 24:44 E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Esse é o verdadeiro Messiyah . Sabeis que o homem não é justificado pelas obras da torá (legalismo) esse é o modo pelo qual os fariseus ensinavam torah ,voce tem que fazer isso, tem que fazer aquilo, muitos guardam até hoje o shabat como se fosse um fardo pesado, Ah! Eu tenho que ficar parado o dia todo, ah, tomara que esse shabat acabe logo, ah, como isso é chato, ah isso, ah aquilo, esses não receberam o entendimento espiritual que vem do alto, cegos guiando cegos estão carregando fardos pesados , salmista Davi recitava Oh! Como amo a tua Lei, ela é a minha meditação dia e noite, Davi não apenas cumpria com a lei, mas ele amava a lei, ele não apenas esperava chegar o shabat para guardar o shabat, ele simplesmente meditava na lei e tinha prazer nisso, pois ele recebeu o entendimento espiritual que vem do alto HalleluYah, Repare bem que nenhuma vez Shaul diz que não devemos guardar a lei mas ele disse que nehum homem é declarado justo pelas obras da torá, sem o Messiyah as obras da torá são invalidos é puro legalismo, fardo. Yahoshua é quem nos revela os nossos pecados ele é a revelação da torá viva, reconhecemos que somos pecadores através do exemplo perfeito de Yahoshua, quanto mais nos aproximamos do Messiyah cada vez mais descobrimos nossos pecados , porque a torá viva revela a nós o que é o pecado, sem torá não há pecado, pecado=transgressão da torá, é sobre isso que Shaul está falando, essa importuna doutrina dos fariseus, que não ensina ao próximo o verdadeiro significado da torá, mas simplesmente atam-lhes fardos pesados. (Mateus 23:11 Então falou Yahoshua à multidão, e aos seus discípulos, 2 Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. 3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; 5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, 6 E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, 7 E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. 8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, Yahoshua, e todos vós sois irmãos. Quando Yahoshua ensinava , as multidões percebiam que seus ensinamentos eram diferentes dos ensinos dos fariseus, porque ele ensinava com autoridade como nunca visto antes, Yahoshua ensinava torá com o entendimento espiritual que vem do alto, mas os fariseus apenas liam as escrituras e diziam façam isso ou aquilo, na maioria das vezes eles interpretavam as escrituras a seu próprio modo, porisso Shaul se levantou contra o ensino dos fariseus , Yahoshua diz para ouvirmos o que eles ensinam, mas não fazer o que eles fazem. Tudo o que eles fazem é para serem notados diante dos homens, eles adoram ser chamados rabi, rabi, (apesar de não haver nada errado em ocuparmos a posição de mestres, mas o que implica na atitude desses Fariseus é a arrogância, ser visto pelos homens) a maioria das pessoas infelizmente confundem achando que eles são homens justos, cumpridores da lei.
17
Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Yahoshua, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Yahoshua ministro do pecado? De maneira nenhuma.
18
Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. (da lei)
19
Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Yah.
Pela verdade da torá nós agora recebemos o entendimento espiritual desta forma morremos para a torá fisica=obras da torá=legalismo e ressuscitarmos para a torá espiritual, passamos a viver com Yah, assim que recebemos o entendimento espiritual .
João 14:6 Disse-lhe Yahoshua: Eu sou o caminho, e a verdade (leis e mandamentos de Yah) e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Yahoshua é a torá viva, portanto quando aceitamos e cremos no Messiyah passamos a guardar as suas leis e mandamentos esse sempre foi o modo pelo qual o Altissimo desejou que guardassemos a sua palavra e não através do legalismo=obrigação.
20
Já estou crucificado com Yahoshua; e vivo, não mais eu, mas Yahoshua vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Yah, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
21
Não aniquilo a graça de Yah; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Yahoshua morreu debalde
.
Quem não compreende as escrituras regulares não é capaz de compreender o sentido profundo espiritual do que ele está dizendo, se justiça é pelas obras da torah, alguém que pretende apenas fazer aparecer as obras da torah segue se que o Messiyah morreu em vão, o tempo todo Shaul está se dirigindo aos fariseus que com suas falsas interpretações , coisas que nem mesmo eles compreendiam , pois pretendiam guardar a lei sem mesmo crer no Messiyah, e o pior é que eles confundiam aqueles que estavam sedentos a procura da verdade, eles enchiam a mente das pessoas com coisas futeis pois não tinham conhecimento da lei viva que é Yahoshua a revelação da palavra de Yah. guardar a lei sem o entendimento espiritual que vem do alto é o mesmo que dizer que Yahoshua morreu em vão.
Gálatas 3
1
O insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Yahoshua ha Maschiach foi evidenciado, crucificado, entre vós?
Salmos 119:142 e 151 aonde diz que as leis e os mandamentos são a verdade
. Segue-se então que Shaul pergunta aos galatas, quem vos fascinou para não obedecerdes as leis e os mandamentos de Yah, perante os olhos de quem a torá viva (Yahoshua) foi evidenciada? é o mesmo que dizer apresento-lhes o Messiyah, torá viva, voces precisam cren nele para receberem o entendimento espiritual do alto sobre as leis e mandamentos, pois ele é a lei viva, precisamos crer no que Yahoshua diz., Não devemos apenas cumprir a lei por cumprir, é necessário receber o entendimento espiritual.
2
Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
O espirito de Yah, o espirito da verdade= leis e mandamentos, não vai pousar sobre alguém apenas porcausa do legalismo da torá, não, não é assim que o espirito de Yah age, ele desce sobre nós para nos guiar e nos dar o o entendimento espiritual para fazermos estas coisas, porisso é que quando vivermos de acordo com o entendimento que vem do alto, quando recebemos o entendemos espiritual , então compreendemos o significado das festas determinadas por Yah, das ordenanças, etc, porque é o espirito(ruach) de Yah que está nos guiando.
3
Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
4
Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
5
Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
6
Assim como Abraão creu em Yah, e isso lhe foi imputado como justiça.
A fé de Abraão refletiu profundamente em seus atos, e como é que podemos saber que Abraão teve fé em Yah?
7
Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão
.
Todos os que tem a fé depositada em Yah são filhos de Abraão, demonstramos fé através de nossos atos, fé=ação, crença
8
Ora, tendo a Escritura previsto que Yah havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
No que é que a fé de Abraão implica? _ (Bereshit(Genesis 26;1-5)1 E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. 2 E apareceu-lhe Yah, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; 3 Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai; 4 E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; 5 Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. )
A fé de Abraäo implica na obediencia a voz de Yah e a guarda de todos os seus mandatos, preceitos estatutos e as suas leis. As leis de Yah são para a nossa instrução, e de como devemos agir corretamente aqui na terra, qual o motivo para tantas guerras, ódios, violencias, fome etccc? R. Muito simples, é porque os homens se desviaram das leis de Yah, eles simplesmente aboliram com as leis de Yah, não é assim que costumamos aprender nas igrejas, Paulo deu um fim nas leis, tudo é graça?, coisa mas sem graça! Abraão foi chamado o pai da fé porque ele obedeceu a voz de Yah, guardou todos os seus mandatos, estatutos e as leis, e isto antes mesmo de Yah formar a nação de Israel, as leis de Yah já exitiam desde fundação do Mundo, se não fosse assim como é que Caim ia se esconder ao matar Abel? esconder do que? será que ele sabia que assassinio é contra as leis de Yah? é claro que sim! Caso contrário ele não ia se esconder de Yah e quem ensinou isso a ele? Näo havia lei naquela época? Quem disse isso?, a lei diz: não matarás! Interessante notar é que Shaul cita Abraão como exemplo de fé, sendo Abraão um cumpridor das leis e mandamentos de Yah e a fé dele implicar em obediencia então porque razão Shaul ia contrariar as leis de Yah, não é nas cartas dele que está escrito sabeis pois que os que são da fé são filhos de Abraão? Porque é que Shaul cita Abraão como exemplo de fé se foi ele mesmo *assim dizem* que aboliu com as leis de Yah? Reflita sobre isso! Reflita bem!
9
De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
10
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las
.
Aqui Shaul se refere as falsas obras da torah, ou seja o legalismo, obrigação, seja de que forma for se não for como já explicamos antes sem o entendimento espiritual que vem do alto, estamos descumprindo com a torá, e de que maneira descumprimos com a torá?_ de forma a nos tornamos malditos, a palavra de Yah diz Maldito todo aquele que fizer a minha obra relaxadamente ( sem amor, sem entendimento espiritual) Jeremias 48.10. Nós os israelitas nos tornamos malditos, amaldiçoados por termos rejeitado as leis e os mandamentos de Yah, em nenhuma vez Shaul está contrariando as leis e os mandamentos de Yah, ele simplesmente se refere ao fato de agirmos de forma errada na interpretação das leis e mandamentos de Yah, isto é agir de acordo com os nossos próprios pensamentos, lembre-se que os nossos pensamentos não são os pensamentos de Yah, Isaias 55:8.
11
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Yah, porque o justo viverá da fé
.
Isto é fato evidente, ninguém pelo fato de cumprir a torah legalmente será declarado justo diante de Yah, se a torá viva não estiver dentro do seu coração, atadas a sua mente e ao seu coração, pode até ser voce diga que isso soa como um gravador escangalhado, mas precisamos bater nessa tecla até que Yah lhe dê o devido entendimento das coisas espirituais, porque o justo viverá pela fé, fé em Yah e porisso ouvimos a sua voz, nós cremos no que ele diz, e se voce não crê no Messiyah, não há condições de você crê no Pai, de maneira alguma.Yahoshua viveu pela fé em Yah, ele teve a mais forte de todas as fés que qualquer homem mortal já teve por toda a terra, se voce nãotem fé é impossivél achegar-se a Yah, o justo viverá pela fé.
12
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá
.
Yahoshua disse: João 6: 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Se o meu Pai não me revelar a você nada feito, podemos explicar isso o dia e a noite a fora voce não compreenderá, o espirito de Yah terá que guiá-lo até o Messiyah e o Messiyah lhe abrirá a porta para chegares até ao Pai, não há outro meio,
13
Yahoshua nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro
;
Quando Yahoshua se entregou por nós naquele madeiro, ele nos libertou da penalidade da lei, porque a lei diz: sem derramamento de sangue não há remissão de pecados, HalleluYah, agora somos redimidos, porque Yah teve compaixão de nós, ele operou em nós a sua graça, O Messiyah se ofertou a nosso favor pagando assim o preço da nossa maldição porcausa dos nossos pecados.
14
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Yahoshua ha Mashiach, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito
.
Fomos redimidos pelo Messiyah João 14:16-18(16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós). E porcausa disso agora somos guiados pelo espirito da verdade, obediência a torá é justiça, desobediência a torá é maldição, o mundo rejeitou toda a verdade (leis e mandamentos) portanto não pode receber o espirito (entendimento espiritual) da verdade = o espirito de Yah João 14: 26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. O Espirito Santo veio em o nome de Yahoshua ha Mashiach, lembre-se que de maneira a se achegar ao Pai voce precisa ter o Messiyah, você precisa receber o espirito da verdade, que é o espirito de Yah, você precisa aceitar o Messiyah
15
Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta.
16
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Yahoshua
.
A redenção a benção foi dada a Abraão porque foi através da semente Abraão que nasceu o Messiyah, e o Messiyah é o único que pode nos redimir ao Pai Yah,
17
Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Yah em Yahoshua, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.
18
Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Yah pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
19
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
20
Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Yah é um.
foi porcausa das nossas transgressões que as leis foram dadas,
21
Logo, a lei é contra as promessas de Yah? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
Isto é o que todos os profetas justos tentaram explicar que ninguém é justificado pelas obras da torah, o que voce precisa é crer no Messias para continuar a caminhada agora com a lei, mas se voce não cre no Messiyah, então todas as obras da lei nada é.
22
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Yahoshua ha Mashiach fosse dada aos crentes.
23
Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
Aqui Shaul nos mostra que após a vinda do Messiyah é que recebemos o amplo entendimento que vem do alto, após Yahoshua concluir sua missão, grande entendimento sobre as escrituras nos foi dado.
24
De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Yahoshua, para que pela fé fôssemos justificados
.
No que é baseada a sua fé? Será que a sua fé é vazia, morta ? todo o tempo em que Shaul explica sobre a fé, ele fala sobre a mesma fé que Abraão teve, A fé de Abraão era baseada em ouvir a voz de Yah e obedecer as leis,os mandamentos e os estatutos. Shaul nada fala sobre fé assim como costumamos ouvir nas igrejas , cre somente, tenha fé,mas que fé é essa?, fé morta, apenas crê!, näo age! Mas não é sobre isso que Shaul aqui ensina mas é sobre a fé que age, obedeçe etc.. a fé viva Yah disse: Este povo honra me com a boca mas o coração deles está mui distante de mim, se voce ama Yah, então procure demonstrar do seu amor para com Ele , procure agir de acordo com a sua fé , mas será que a sua fé está de acordo com o que Ele ordena em suas leis e mandamentos? Aquele que me ama guarda os mandamentos! disse Yahoshua, demonstre a sua fé!
25
Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
Agora que você crê, recebeu o entendimento espiritual, o consolador veio sobre voce, agora que voce compreende a verdade, agora voce pode viver de acordo com a vontade de Yah, como justo, não debaixo do fardo, mas cumprindo as ordenanças de Yah com amor.
26
Porque todos sois filhos de Yah pela fé em Yahoshua ha Mashiach.
27
Porque todos quantos fostes batizados em Yahoshua já vos revestistes de Yahoshua.
Agora voce deve andar como Yahoshua andou.
28
Nisto não há yahudite nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Yahoshua ha Mashiach
.
Não vos separeis uns dos outros é a interpretação correta desse versiculo, cada qual cumprindo com a sua função, quando Shaul menciona Israelitas e gregos temos que ter em mente que os gregos representam os gentios que por sua vez representam a separação da nação de Israel, separação de Yah, os gregos representam os que não tem lei Romanos 2;14, e os yahuditas que representam divisão entre as tribos de Judá e Israel *(apos a divisão das tribos , Israel passou a ser as 10 tribos norte- e Judá as 2 tribos sul) Shaul não quiz dizer que não há mais israelitas, mas sim que não há mais divisão(separação) entre os de Israel, todos os israelitas independente de qual a tribo pertencem após receberem o Messiyah passar a tomar parte no Israel de Yah, não há mais divisões, separações quando estamos no Messiyah, agora somos um no Messiyah
29
E, se sois de Yahoshua então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
Todas as promessas que foram feitas a Abraão, os gentios também tem direito , salvo se se eles permaneceremna verdade, no Messiyah.
Continua.......

Keine Kommentare: