Freitag, 12. März 2010

Os filhos de Abraão *Genesis 15:13*

Genesis 15:13

Os Filhos de Avraham (Abraão)

Genesis 15: 13–16 (400 anos em uma terra estranha)

13 Então disse YAH a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, 14 Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. 15 E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. 16 E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.

O texto e o cumprimento dessa profecias tem sido na maioria das vezes mal interpretado por pessoas que intentam explicar as escrituras sem o devido conhecimento da mesma e de quem são os verdadeiros israelitas, precisamos analisar este texto minunciosamente pois nele está incluso três e não apenas uma profecia como costumamos ouvir. Somente após a identificação dessas três profecias aqui relacionadas poderemos então tirar a conclusão se todas foram concluidas na antiguidade ou não, há também aqueles que creem que as profecias aqui relacionadas são apenas a continuação de uma única profecia, e que os filhos de Israel deveriam retornar a terra prometida na quarta geração, mas com o decorrer desse estudo você vai perceber que essas três diferentes profecias determinadas por YAH o Altissimo eram pra serem cumpridas em épocas bem diferentes. Agora vamos ao desmembramento dessas profecias

Profecia nr. 1 Gen.15 versos 13 e 14 está escrito que os descendentes de Abraão seriam peregrinos em terra alheia e reduzidos a escravidão por um periodo de 400 anos, preste bastante atenção pois nestes versos YAH não determinou qual a linhagem dos descendentes de Abraão sofreriam essas condições, é bom lembrarmos que a linhagem dos descendentes de Abrãao é muito extensa, uma das primeiras linhagens dos descendentes de Abraão foram os Ismaelitas *descendentes de Abraão com a concubina de Sarah chamada Agar, Abraão teve com Agar o seu primeiro filho chamado Ismael de onde descendem os ismaelitas.

Profecia nr.2 Gen. 15 Verso 15 profecia sobre a morte Abraão *morte pacifica, fora de tempo de guerra*

Profecia nr.3 Gen.15 Verso 16 Yah mostrou a Abraão que os Amorreus os últimos da geração dos canaanitas deveriam ser expulsos da terra, no periodo em que os filhos de Abraão retornassem a terra de Canaã, mas lembre-se que Yah não relacionou essas profecias em tempo cronológico, se tivessemos aqui uma ordem croológica dos fatos então deveriamos começar com o verso 15 que foi o que aconteceu primeiro (ou seja a morte de Abrãao), antes dos filhos de Israel retornarem a terra de Canãa ou de serem escravizados, Abraão já tinha descido ao descanso com seus pais, mas só que essa profecia não começa com esse facto, isto é a prova de que Yah estava dando a Abraão três profecias diferentes e duas dessas três profecias já foram concluidas ou seja, a segunda e a terceira, mas a profecia nr 1 está sendo cumprida exatamente nestes últimos dias.

Profecia confirmando a morte de Abraão em boa velice assim conforme determinada pelo Altissimo podemos encontrar em:

Genesis 25 : 7 Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos. 8 E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo; *(esta profecia está relacionada como Genesis 15:15)

Verso 16 diz que os israelitas retornariam a terra prometida na quarta geração, Yah também disse que os amorreus seriam expulsos da terra de Canãa assim que os israelitas retornassem a terra, podemos confirmar o cumprimento dessa profecia em

Números 32 verso 33 Assim deu-lhes Moisés, aos filhos de Gade, e aos filhos de Rúben, e à meia tribo de Manassés, filho de José, o reino de Siom, rei dos amorreus, e o reino de Ogue, rei de Basã; a terra com as suas cidades nos seus termos, e as cidades ao seu redor.

aqui nestes versos temos o cumprimento da 2. Profecia que diz que quando os filhos de Israel entrassem na terra os amorreus estariam sendo expulsos de lá.

Leia também Deut 1:20

20 Então eu vos disse: Chegados sois às montanhas dos amorreus, que YAH o Altissimo nos dá.

YAH determinou quatro gerações para que houvesse arrependimento por parte dos amorreus, mas como isso não aconteceu, observe que segundo as escrituras a medida da injustiça (iniquidade) dos amorreus encheu-se, completou-se. YAH sempre determina um tempo esse é o chamado tempo da misericordia, após esse tempo parte se para o tempo da justiça e isto é o que a maioria das pessoas tem dificuldades para entender, os amorreus eram os últimos das tribos dos canaanitas existentes na terra ,mas quando os filhos de Israel tomaram posse da terra de Canaã, concluiu-se então o tempo para a expulsão dos amorreus.

Agora vamos dar inicio a explicação da primeira profecia (a profecia da peregrinação dos israelitas por um periodo de 400 anos em uma terra estranha sendo afligidos, escravizados e maltratados )

Se compararmos o tempo de escravidão dos filhos de Israel no Egito com a profecia de Genesis 15:13-14 vamos chegar a conclusão de que é impossivél esta profecia ter sido concretizada no Egito, YAH disse claramente a Abraão que era para ele ter certeza de que isso iria acontecer, ou seja não poderia ter nenhuma sombra de dúvida e nós sabemos que a palavra de YAH é verdadeira, não há necessidade Dele mudar a sua maneira de pensar, YAH disse a Abraão: s : Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, 14 Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza

Aqui nestes versos YAH usa o termo “a tua descendência que significa * herdeiros, semente”, mas tenha em mente que quando Abraão recebeu esta profecia ele ainda não tinha sequer um descendente, mas tarde YAH o abençoou com muitos descendentes, e aqui nestes versos YAH não especifica através de quais dos descendentes da linhagem de Abraão essa profecia seria cumprida, Yah ainda não tinha dito a Abraão que os descendentes dele com Sarah iriam cumprir esta profecia, Yah apenas disse” seus descendentes “, até então o requerimento para ser parte nesta profecia era o de ser da semente de Abraão.

Ismael também é descendente de Abraão, mas será que os seus descendentes são os concluentes dessa profecia?_ Abraão é chamado o pai de muitos vamos ver se os Ismaelitas se encaixam no cumprimento desta profecia Genesis 16; 4 E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora(Sarah) desprezada aos seus olhos.

Abraão ainda não tinha filhos com Sarah quando se deu o nascimento de Ismael . Ismael é o seu primogenito.

v.15 E Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera, Ismael. 16 E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael..

Após Ismael completar 13 anos, Abraão teve então um filho com sua esposa Sarah ao qual ele deu o nome de Isaque, este foi o seu segundo filho, preste bastante atenção que a partir daqui YAH deu dicas qual dos descendentes de Abraão iriam cumprir esta profecia, Abraão teve vários outros filhos após a morte de Sarah.

Uma de suas esposas após a morte de Sarah foi Quetura e Abraão também teve com ela vários descendentes

Genesis 25; 1 E Abraão tomou outra mulher; e o seu nome era Quetura; 2 E deu-lhe à luz Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá. 3 E Jocsã gerou Seba e Dedã; e os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim. 4 E os filhos de Midiã foram Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Estes todos foram filhos de Quetura. 5 Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque; 6 Mas aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, enviando-os ao oriente, para a terra oriental.

Aqui vemos que Abraão teve 7 outros filhos com Quetura sua outra esposa e esses também fazem partem dos seus descendentes.

Gênesis 17

1

Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu YAH a Abrão, e disse-lhe: Eu sou Yah o Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

2

E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.

3

Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou YAH com ele, dizendo:

4

¶ Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;

5

E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;

6

E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;

7

E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Altissimo, e à tua descendência depois de ti.

8

E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Altissimo.

YAH fez com Abraão e alguns dos seus descendentes uma aliança, mas para sabermos com quais dos descendentes de Abrãao YAH fez essa aliança precisamos continuar lendo até ao verso 21 já que vimos antes que Abraão teve vários descendentes.

19 E disse YAH: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.

21 A minha aliança, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara dará à luz neste tempo determinado, no ano seguinte.

Quando YAH concluiu a sequência desta profecia dada a Abraão , aí sim Ele estabeleceu qual dos seus descendentes iriam fazer parte nesta aliança, do verso 19 ao 21 YAH o Altissimo determina claramente com qual dos descendentes de Abrãao Ele desejava estabelecer uma aliança,verso 19 Yah excluí todos os outros descendentes de Abraão desta profecia

Verso 21 Yah declara claramente que essa aliança seria feita com Isaque, o descendente de Abraão com Sarah

Agora que temos o complemento da profecia de Gen.15:13 e a quem ela é destinada (a semente de Abraão Gen.17:21) podemos afirmar que essa profecia é destinada aos descendentes de Isaque e posteriormente Jacó (as doze tribos de Israel).

A maioria dos leitores com certeza conhecem bem os textos biblicos aos quais estamos nos referindo, mas o que estamos tentando explicar é que precisamos alicerçar o fundamento desta profecia que está acontecendo bem diante dos nossos olhos nestes últimos dias, pois a continuidade dessa geração ainda existe até os nossos dias atuais sobre a face da terra, apesar de estar oculta aos olhos de muitos!

Gênesis 26

1

¶ E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.

2

E apareceu-lhe Yah, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;

3

Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;

4

E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;

Isaque teve dois filhos(gemeos) Esaú e Jacó

Genesis 25:

20 E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu. 21 E Isaque orou insistentemente a YAH por sua mulher, porquanto era estéril; e YAH ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. 22 E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar a YAH. 23 E YAH lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. 24 E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. 25 E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pelo; por isso chamaram o seu nome Esaú. 26 E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou. 27 E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. 28 E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.

Segundo o Livro dos justos ou Jasher no cáp. 27 está escrito que Esaú após matar Ninrode corria desesperado para casa pois os homens de Ninrode após virem o seu senhor morto começaram uma grande perseguição a Esaú e Esaú acreditava que sua vida estava perdida , porisso ao chegar em casa cansado e com fome e sentindo que pouco tempo restava-lhe, resolveu passar adiante o seu direito de primogenitura. (descaso porcausa do cansaço e fome)

29 ¶ E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; 30 E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. 31 Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. 32 E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? 33 Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 34 E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

É costume comum no Oriente que o filho primogenito herde do pai a parte principal da herança, mas aqui neste caso vemos que o primogenito foi excluido do seu direito de primogenitura, foi Yah quem disse a Abraão que o seu segundo filho iria herdar a parte principal na herança.

naquela época fazer um trato ou juramento era algo muito sério, quando alguém jurava ele ficava atado por aquele juramento caso alguém quebrasse o juramento era caso de morte

Esaú sendo o primogênito teria o direito de estar encaixado nesta herança, mas ele mesmo vendeu o seu direito de primogenitura, outorgando assim todos os seus direitos para o seu irmão mais novo chamado Jacó, as escrituras dizem que ele desprezou o seus direitos, as escrituras dizem que YAH amou a Jacó e aborreceu a Esaú, YAH observou a maneira como Esaú desprezou os seus direitos, a partir daí a aliança deu seguimento com a linhagem de Abraão, Isaque e Jacó.

Em gen.27 quando Isaque estava para dar a benção a seus filhos podemos notar que quando Isaque deu a Esaú a ordem para ir apanhar a caça e prepara-la para após receber a benção, Rebeca ouviu isto e ao perceber o que estava acontecendo imediatamente comunicou a Isaque e deu a ele as instruções em como proceder para receber a benção primeiramente, Rebeca provalvemente sabia do trato feito entre os filhos, lembrem-se que quando ela teve as dores na gravidez e ela foi consultar a YAH e YAH disse-lhe que o mais velho serviria ao mais moço, provavelmente Rebeca tinha conhecimento do plano de YAH, e portanto ela adereçou a seu filho mais novo o plano que mais tarde deu conclusão a essa profecia, rapidamente Rebeca preparou um cozido bem gostoso para Isaque e dessa forma Jacó recebeu do pai a benção da primogenitura, Mais tarde, Jacó agora já com seus 12 filhos deu seguimento a aliança, os doze filhos de Jacó representação a nação de Israel, a semente a qual é descrita em Gen,15:13 , bom eu tive que lançar esse fundamento porque na profecia de Gen.15:13 YAH não identifica através de quais dos descendentes de Abraão essa profecia seria cumprida, mas YAH deixou detalhes minunciosos nas escrituras para analizarmos e chegarmos a conclusão a quem o texto se refere.

Agora que sabemos quem são os descendentes de Abraão que estão relacionados com esta profecia, precisamos apenas saber quando e aonde essa profecia ocorreu!

Exodos 12: 40 O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. 41 E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos de YAH saíram da terra do Egito.

Assim que começei este estudo citei que Genesis 15:13-16 é uma sequência de profecias que teve inicio com a aliança que YAH fez com Abraão e seus descendentes, muitos ao lerem Exodos 12:40 acreditam que esse foi o cumprimento da profecia de Gen.15 aonde YAH determina que os filhos de Israel seriam afligidos e escravizados em uma terra estranha por um periodo de 400 anos, Precisamos estudar as escrituras minunciosamente para chegarmos a conclusão se o cumprimento de Gen.15 versos 13 e 14 foi ou não concluida na terra do Egito.

Genesis 15:13 e 14 (13 Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, 14 Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza)

De acordo com Exodo 12:40 o tempo dos israelitas na terra do Egito durou 430 anos. Se diminuirmos os 400 anos de aflição e escravidão determinados por YAH em Gen.15 então temos de sobra um periodo de 30 anos que deveria ser de benevolencia por parte dos egipcios, vejamos se isso ocorreu assim!

Vou apresentar duas razões principais que demonstram que o cumprimento dessa profecia não pode de maneira alguma ter ocorrido na terra do Egito!

A primeira razão é : 13 Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, Aqui neste verso diz “em uma terra alheia “ou seja *uma terra que não é própria”. Mas facto é que neste mesmo cáp. Gen.15 verso 18 Yah o Altissimo prometeu a Abraão e consequente aos seus descendentes, os israelitas, não somente a terra de Canãa, mas também o território que se extende do Egito até ao Eufrates. Bom, então de acordo com esses versos a terra do EGITO para os israelitas não é uma “terra alheia”, leiamos:

Gen. 15:18 Naquele mesmo dia fez YAH uma aliança com Abrão, dizendo: Å tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;

Portanto se você costuma afirmar que essa profecia se cumpriu na terra do Egito, então você está invalidando a palavra de YAH, pois YAH disse em uma “terra alheia”. dessa forma compo ser possivél Egito ser uma "terra alheia" se no verso 18 YAH diz que Egito faz parte da terra dos israelitas! Hummm!

Essa é a razão primária pela qual essa profecia não pode ter sido cumprida no Egito.

A segunda razão é:

YAH disse que a aflição dos israelitas seria por um periodo de 400 anos de acordo com Exodo 12:40 o tempo de permanencia dos israelitas no Egito foi de 430 anos! isso significa que eles só deveriam ter tido um periodo de benevolência por parte dos egipcios de no máximo 30 anos logo após a entrada deles na terra, para ser mais claro o sofrimento , a aflição e a escravidão deveria ter dado inicio logo após os 30 anos de chegada, vamos ver se isso realmente aconteceu????!!!!!

é evidente que os israelitas foram afligidos na terra da Egito, mais quanto tempo serüa que durou essa aflição????!!!

Os israelitas ao entrarem no Egito numeravam 66 pessoas sem contar José e sua familia (ao todo 4) que já estavam residindo (ao todo 70) esse foi o numero total dos da casa de jacó que entraram na terra do Egito, a história de José no Egito é bem conhecida, porcausa do ciúme dos irmãos José foi vendido como escravo para os midianitas que o revenderam para os ismaelitas e que o revenderam para o Egito como escravo aonde mais tarde ele tornou-se o vice governador, após alguns anos de sua estada no Egito houve uma grande fome na terra de Canãa e adjacencias e porisso toda a familia de Jacó mudou-se para o Egito Leia Gen 41

Gênesis 41

1

¶ E aconteceu que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio.

2

E eis que subiam do rio sete vacas, formosas à vista e gordas de carne, e pastavam no prado.

3

E eis que subiam do rio após elas outras sete vacas, feias à vista e magras de carne; e paravam junto às outras vacas na praia do rio.

4

E as vacas feias à vista e magras de carne, comiam as sete vacas formosas à vista e gordas. Então acordou Faraó.

5

Depois dormiu e sonhou outra vez, e eis que brotavam de um mesmo pé sete espigas cheias e boas.

6

E eis que sete espigas miúdas, e queimadas do vento oriental, brotavam após elas.

7

E as espigas miúdas devoravam as sete espigas grandes e cheias. Então acordou Faraó, e eis que era um sonho.

8

E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse.

39 Depois disse Faraó a José: Pois que YAH te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. 40 Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.

Aqui vemos claramente que José foi posto como superior sobre toda a terra do Egito, José era submisso apenas por Faraó

41 Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito. 42 E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pós na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço. 43 E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito. 44 E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito. 45 E Faraó chamou a José de Zafenate-Panéia, e deu-lhe por mulher a Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e saiu José por toda a terra do Egito.

YAH ergueu José da prisão e permitiu a ele um alto cargo de chefia sobre a terra do Egito.

Lembre que foram 7 anos de fome na terra do Egito, e foi José quem teve a idéia de armazenar alimentos para estes sete anos de fome e foi dessa forma que a história da peregrinação dos filhos de Israel no Egito teve inicio, foi a partir do oitavo ano do reinado de josé no Egito que os filhos de Israel deram entrada na terra

Genesis 46 26 Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas. 27 E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta.

Genesis 45

18 E tornai a vosso pai, e às vossas famílias, e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra. 19 A ti, pois, é ordenado: Fazei isto: tomai vós da terra do Egito carros para vossos meninos, para vossas mulheres, e para vosso pai, e vinde. 20 E não vos pese coisa alguma dos vossos utensílios; porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso. 21 E os filhos de Israel fizeram assim. E José deu-lhes carros, conforme o mandado de Faraó; também lhes deu comida para o caminho. 22 A todos lhes deu, a cada um, mudas de roupas; mas a Benjamim deu trezentas peças de prata, e cinco mudas de roupas. 23 E a seu pai enviou semelhantemente dez jumentos carregados do melhor do Egito, e dez jumentos carregados de trigo e pão, e comida para seu pai, para o caminho. 24 E despediu os seus irmãos, e partiram; e disse-lhes: Não contendais pelo caminho. 25 ¶ E subiram do Egito, e vieram à terra de Canaã, a Jacó seu pai. 26 Então lhe anunciaram, dizendo: José ainda vive, e ele também é regente em toda a terra do Egito. E o seu coração desmaiou, porque não os acreditava. 27 Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José, que ele lhes falara, e vendo ele os carros que José enviara para levá-lo, reviveu o espírito de Jacó seu pai.

De acorco com estes versos os israelitas ao entrarem na terra do Egito foram muito bem recebidos, aqui não há nenhuma menção de sofrimento, aflição , maus tratos ou escravidão por parte dos egipcios mas quanto tempo será que durou essa benevolencia por parte dos egipcios_? Será que durou apenas trinta anos?

José viveu até a idade de 110 anos de idade, 110 anos menos os 38 que foi a idade que ele tinha quando seus familiares entraram no Egito temos um respaldo de 72 anos, e até a morte de José as escrituras nada revelam de aflições, maus tratos ou escravidão por parte dos egipcios, bom 430 anos menos 72, agora temos menos de 360 anos, mas YAH disse “400 anos de aflição em uma terra alheia

Genesis 50 22 José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu José cento e dez anos. 23 E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José. 26 E morreu José da idade de cento e dez anos, e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito.

Êxodo 1

1

Estes pois são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com sua casa:

2

Rúben, Simeão, Levi, e Judá;

3

Issacar, Zebulom, e Benjamim;

4

Dã e Naftali, Gade e Aser.

5

Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.

6

Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.

7

E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.

8

E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;

9

O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.

10

Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.

Agora temos mais um quebra cabeça, aqui neste texto diz que após a morte de José os filhos de Israel multiplicaram-se muito, só o fato do povo ter se multiplicado grandiosamente ....verso 7 diz que a terra se encheu deles então de acordo com este texto podemos entender que passaram-se muitos, muitos e muitos anos , verso 8 diz que levantou-se um rei que não conhecia a José, para esse rei não ter conhecimento de José “o vice governador que vivia no Palacio real” entendemos que muitos muitos muitos anos se passaram.... mas até esta época nada lemos sobre a aflição , o sofrimento ou a escravidão do povo de Israel, verso 9 nos dá a entender que os israelitas eram mais numerosos e poderosos que os proprios egipcios.... Agora Faraó estava amendrotado porque os filhos de Israel haviam se multiplicado grandiosamente...... mas quanto tempo será que foi necessário para que 70 pessoas (o número total dos israelitas logo na entrada na terra do Egito) se multiplicassem tanto a ponto de amendrontar os próprios egipcios???_

Com toda a certeza,bastante tempo! e o que aconteceu com a profecia dos 400 anos?_ antes ainda tinhamos uma sobra de uns 360 anos e agora quanto tempo será que nos resta??_

Facto é que, verdadeiramente, nós só conseguimos atestar o periodo da aflição , maus tratos e escravidão dos israelitas por parte dos egipcios a partir do nascimento de Moisés, outro facto interessante é que do nascimento de Moisés até a saída dos israelitas do Egito, Moisés tinha apenas a idade de 80 anos e não 400 anos que seria o periodo da aflição e escravidão determinado por YAH em Gen.15:13

Será então que o periodo de aflição, maus tratos e escravidão da profecia de Gen.15 durou apenas 80 anos?? Lembre-se que YAH disse 400 anos!!!1

Então vem a pergunta: Quando e aonde foi que os filhos de Israel form escravizados por 400 anos???!!_ Gen. 15:13 Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos

Lemos também em Atos sobre essa profecia!

Atos 7: 6 E falou YAH assim: Que a sua descendência seria peregrina em terra alheia, e a sujeitariam à escravidão, e a maltratariam por quatrocentos anos. 7 E eu julgarei a nação que os tiver escravizado, disse YAH. E depois disto sairão e me servirão neste lugar. 8 E deu-lhe a aliança da circuncisão; e assim gerou a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque a Jacó; e Jacó aos doze patriarcas.

Mais uma vez a pergunta Quando e onde foi que essa profecia se cumpriu????_ se não foi no Egito, aonde então?!_

Interessante notar é que nessa profecia de Gen 15:13 YAH não menciona se todas as tribos ou apenas parte das tribos de Israel seriam levadas cativas! Ele apenas diz que a aflição e a escravidão seria por um periodo de 400 anos, se caso a tribo de Gad tem sido afligida por 400 anos em alguma parte do planeta então a tribo de Gad está cumprindo essa profecia, assim diriamos da tribo de Judá, da tribo de benjamin e assim sucessivamente, o único requerimento para cumprirmos essa profecia e sermos dos descendentes de Abraão, essa profecia menciona aflição e captividade, aflição também está relacionado com discriminação, Jim crowismo, linchamentos sermos odiados isto por um periodo de 400 anos, portanto se os israelitas estiverem na Europa eles estarão passando por essas aflições, ao todo somos 12 tribos a profecia não especifica qual das tribos portanto essa profecia diz respeito a todas as tribos, o que aconteceu aos nossos irmãos na América o mesmo se deu aos nossos irmãos na Africa, nenhuma das tribos de Israel está exclusa dessa profecia, foi o próprio Yah que excluiu os outros descendentes de Abraão com Quetura e os descendentes dele com Agar os ismaelitas, mas ele não exclui nenhum dos israelitas descendentes de Abraão, Isaque e Jacó as escrituras não mencionam que todas as tribos deveriam estar agrupadas em apenas uma território para concluirem essa profecia, independente do lugar aonde voce israelita está, está profecia pode estar sendo cumprida em sua vida!

Dê uma olhada a sua volta e observe o que aconteceu aos descendentes dos israeltas (mais conhecidos como negros ou descendentes de escravos), há israelitas por todo o planeta terra seja no México, no Haiti, na Jamaica, no Brasil, no Suriname, nos EUA etc... etc... observe se essa aflição, maus tratos, perseguição e escravidão não ocorreu ou está ocorrendo bem em nossos dias! YAH o Altissimo é exato ! e a sua palavra não falha, ou voce acredita na palavra de Yah ou não! é muito simples!

Gen.15:14 Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza

As escrituras não especificam se todos os hebreus iam ser deportados em navios para a terra de seus inimigos , alguns sim alguns não, mas facto é que esse periodo de aflição de 400 anos deveria iniciar assim que eles entrassem na terra de seus inimigos, e isso não aconteceu aos israelitas na época em que eles entraram no Egito, eles não foram logo afligidos e de acordo com os textos que acabamos de ler anteriormente eles foram bem recebidos pelos egipcios, mas isso não aconteceu com os nossos antepassados quando eles entraram na terra de seus inimigos nas Américas pois,logo de inicio eles foram afligidos com dura servidão, e o que aconteceu aos nossos descendentes o mesmo aconteceu conosco, porque a aflição e os maus tratos vem nos acompanhando desde o dia D em que pusemos os pés nessa terra!

Deut 28: 48 Assim servirás aos teus inimigos, que YAH enviará contra ti, com fome e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído. 49 YAH levantará contra ti uma nação de longe, da extremidade da terra, que voa como a águia, nação cuja língua não entenderás; 50 Nação feroz de rosto, que não respeitará o rosto do velho, nem se apiedará do moço;

Yah nos entregou na mão da Babilonia para que sentissemos a dor da sua correção,. Mas segundo a palavra de YAH o castigo imposto a nós pela Babilonia foi além, do determinado por Yah. a Babilonia não demonstrou compaixão nem misericordia para com os filhos de Israel. *(leia também o julgamento das nações)

Apocalipse 18: 8 Portanto, num dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo; porque é forte o Altissimo YAH que a julga. 9 ¶ E os reis da terra, que se prostituíram com ela, e viveram em delícias, a chorarão, e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio; 10 Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande babilônia, aquela forte cidade! pois numa hora veio o seu juízo.

Apocalipse 19

2

Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.

Quem são os servos de YAH?_

Isaias 41:8 Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;

Os israelitas são os servos de YAH, os descendentes de Abraão, HalleluYAH !


Se mesmo após este estudo você continua acreditando que os 400 anos da escravidão descritos em Genesis 15:13 ocorreram no Egito isso é entre voce e YAH, mas as escrituras dizem “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, há várias profecias concernentes a israel sendo cumprida em várias partes do mundo, esta profecia de Gen. 15:13 ocorreu por toda a América. no final do verso 14 de genesis 15 está escrito que nos vamos sair da babilonia com grandes possessões, isto inclui especificamente o conhecimento de quem nós verdadeiramente somos e qual é a nossa missão, está é parte da grande riqueza que YAH o Altissimo está nos revelando nesse periodo da nossa saída da Babilonia, esta é a nossa possessão, Não há riqueza maior que essa! essa riqueza é maior que ouro e prata é maravilhoso sabermos que o Altissimo nos ama e que tem um plano o qual não iremos passar esta jornada sem concluí-lo, HalleluYAH. YAH está novamente ajuntando Ysrayl, pois aquele que que espalhou a Israel o congregará e o guardará, ...

Deuteronómio 30:3-5 – “Então YAH te fará voltar do teu

cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas

as nações entre as quais te espalhou YAH o Altissimo. Ainda que os

teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te

ajuntará Yah o Altissimo, e te tomará dali; e YAH te trará

à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te

multiplicará mais do que a teus pais”.

Keine Kommentare: