Dienstag, 15. September 2009

Carta de Shaul (Paulo) aos Galatas Parte II

cont.....
Gálatas 4
1
Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
Yah nos torna participantes em sua herança, e mesmo apesar de sermos herdeiros de todas as coisas concernentes ao Pai, não receberemos a nossa herança até o dia em que o Pai nos considerar apto para tal.
2
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
Yah sabe exatamente quando estaremos preparado para recebermos a herança, antes disso desperdiçariamos com a herança,
3
Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
Antes também não tinhamos conhecimentos das leis de Yah, erámos por natureza escravos do pecado.
4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Yah enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Yah enviou seu Filho no tempo necessário, Daniel 9 Yah nos dá as descrições exatas do perido de tempo em que Yahoshua deveria vir ao mundo.
5
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos
.
Yahoshua veio para salvar os que estavam debaixo da penalidade da lei dos fariseus e não para afastá-los da lei de Yah, Ele veio para todos aqueles que aguardavam a salvação de Yah, o Messiyah veio para nos redimir a fim de recebermos a adoção de filhos. Todo filho que ama ao Pai obedeçe as suas leis.
6
E, porque sois filhos, Yah enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Yah por Yahoshua.
8
Mas, quando não conhecíeis a Yah, servíeis aos que por natureza não são deuses.
serviamos a jehovah , Jesus etc...todos esses que por natureza não são Yah, porque Yah o Altissimo é o único, o poderoso de Israel.
9
Mas agora, conhecendo a Yah, ou, antes, sendo conhecidos por Yah, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Agora que conhecemos a Yah porque motivo retornar as falsas religiões e aos falsos deuses que outrora na nossa ignorancia e cegueira espiritual serviamos?os galatas estavam sendo enganados constantemente, e assim como acontecia com eles pode acontecer com qualquer um de nós se não nos inclinarmos a ouvir a voz de Yah. Há muitas vozes, João 10 1-16 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. 4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6 Yahushua disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. 7 Tornou, pois, Yahushua a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. 11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. 13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. 14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
10
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Aqui Shaul fala sobre a prática dos gentios, eles se aplicavam assim como em nossos dias atuais a observar Natal, Ano Novo, Pascoa ( festa da fertilidade)etc.., etc...festa da colheita no outono e outras coisas mais.
11
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
Shaul receia que todo o esforço que ele teve para conduzir esses gentios a verdade tenha sido em vão, Shaul procurou ensinar aos galatas tudo o que ele aprendeu em sua caminhada com Yah e Yahoshua.
12
Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes.
Shaul era tido como exemplo para os Galatas , mas, Shaul não quiz dizer com isso que os Galatas deveiam segui-lo, imitá-lo em tudo, mas simplesmente observar seu comportamento pois ele aprendeu com Yah e Yahoshua
13
E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne;
14
E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Yah, como Yahoshua o Messiyah mesmo.
Eles receberam a ele como um mensageiro da palavra de Yah, enviado pelo próprio Yah através de Yahoshua o Messiyah, Shaul quiz dizer com isso que eles receberem ele como homem com fraquezas na carne mas que mesmo apesar das fraquezas na carne um anunciador das boas novas, eles não rejeitaram Shaul porque perceberam que era um servo de Yah, o que Shaul ensinava vinha direto da parte de Yah, eles sabiam que Shaul estava sendo guiado sob a proteção do espirito de Yah, os Galatas não rejeitaram a Shaul.
15
Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis.
16
Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade= leis e mandamentos?
17
Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles.
18
É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.
Não
sejamos hipocritas!
19
Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Messiyah seja formado em vós
;
Até os Galatas chegarem ao conhecimento da verdade, Shaul sofreu muito com eles, pois estavam tendo dificuldades de entender a palavra de Yah por causa dos fariseus e suas doutrinas próprias.
20
Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito.
21
Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
22
Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
Shaul fala sobre os dois filhos de Abraham, Ishmael e sua mãe Hagar aonde Ishmael e Hagar representam a escravidão, fisico
Sarah e Isaque representa o entendimento espiritual, a libertação
23
Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
Yah prometeu a Abraham e a Sarah que eles herdariam um filho. Isaque representa a promessa estendida a nós direto por Yah, mas porcausa da impaciencia de Sarah, houve o nascimento de Ishmael através de sua escrava Hagar, hagar representa a carne, o fisico, quando não somos pacientes em esperar por Yah costumamos agir segundo os nossos próprios pensamentos , é claro que isto não é bom e traz sérias cosequências! Hagar a escrava egipcia de Sarah representa a nossa escravidão, fisico.
24
O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
monte Sinai representa Agar, escravidão, mas foi lá que Moisés recebeu as leis e os mandamentos do Altissimo *que representa a nossa libertação*, foi lá que recebemos as leis no fisico, e todos que não amam a torá, eles ainda estão no estágio inferiror, que é a escravidão, porque quando recebemos a lei no Monte Sinai e continuamos com as orgias, pecados, servindo aos elohim, tudo isso representa escravidão, quebramos a lei que desceu do Montre Sinai e por consequente vieram as maldições, e parte dessas maldições foi a nossa escravidão, porisso diz que uma do monte sinai gerando fllhos para escravidão. E a consequencia de termos quebrado as leis foi a nossa escravidão, transportados em navios pelo caminho que Yah disse, não o verás jamais, ali passamos a servir a outros deuses Det.28:68
25
Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos
.
Jerusalém escravizada com seus filhos, os filhos de Israel neste exato momento estão sofrendo as maldições da escravidão e de uma olhada na cidade prometida, quem é que está lá no controle!?
26
Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
O que significa Jerusalem do alto?_ éÉ o lugar aonde Yah habita, que descerá dos céus a terra,
27
Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
A explicação das duas alianças, a fisica e a espiritual feita com os filhos de Israel
28
Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
29
Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
30
Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
31
De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.
Somos livres, fomos libertos, outrora estavamos sob pena da escravidão do pecado, e agora estamos livre para servimos a Yah e a Yahoshua. HalleluYah
Gálatas 5
1
Estai, pois, firmes na liberdade com que Yahoshua nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
Não retorneis ao jugo da escravidão Yahoshua nos libertou do pecado= transgressão da lei
2
Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Messiyah de nada vos aproveitará.
3
E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Você que a si mesmo se declara justo cumprindo as obras da Torah e se separando do Messiyah está na verdade decaído da graça= o favor imerecido, pecado = escravidão, portanto toda a vez que transgredimos as leis de Yah voltamos ao estado da escravidão, Shaul repete que esses estavam se declarando justos através de seus próprios entendimentos, pois estavam cumprindo a lei mas sem nenhum entendimento espiritual de que o Messiyah é a torah viva, Shaul não está falando contra a circuncisão, cáp 3 de Galatas o mesmo Shaul nos disse que devemos ter a fé de Abraão e a circuncisão foi dada a nós por Yah através de nosso Pai Abraão
4
Separados estais de Yahoshua, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
5
Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.
6
Porque em Yahoshua o Messiyah nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.
Shaul não está falando contra a circuncisão, mas sim sobre a doutrina dos Fariseus que cumpriam as leis de Yah apenas como ritos .Genesis 17:9-14 Disse mais Yah a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. 10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado. 11 E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós. 12 O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. 13 Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua. 14 E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança
A fé de Abraão consiste dele ter ouvido e obedecido a voz de Yah, se você crê e obedece você é contado como da semente de Abraão, filho de Abraão segundo a fé, segundo o que está escrito no versiculo 13 os gentios (estrangeiros) que seguirem essas mesmas ordenanças também são inclusos na aliança que Yah fez com seu povo Israel, segundo Atos 15:1-10 os fariseus não apenas estavam quase que obrigando os novos seguidores a se circuncidarem mas havia também um ensinamento entre eles que os incircuncidos não poderiam receber salvação além de outros ritos dos anciçoes que eles eram obrigados a seguir e é sobre isto que Shaul está se referindo, todos nós que professamos a fé em Yah através de Yahoshua ha Mashiach somos ordenandos a circuncidar, todos do sexo masculino, Yah não aboliu essa ordenança. Galatas 5.2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Messiyah de nada vos aproveitará.v.3Você que a si mesmo se declara justo cumprindo as obras da Torah e se separando do Messiyah está na verdade decaído da graça.
Atos 15: 1-10 1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. 2 Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão. 3 E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos. 4 E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Yah tinha feito com eles. 5 Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. 6 ¶ Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. 7 E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Yah me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem. 8 E Yah, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; 9 E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. 10 Agora, pois, por que tentais a Yah, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
Observem que eles dizem circuncisão segundo a lei de Moisés, sendo que a circuncisão foi dado a nós por Yah através de Abraão, e não por Moisés, eles não mencionam a circuncisão dado através de Abraão, porque foi com Abraão que a circuncisão começou a doutrina que não podiam ser salvos sem a circuncisão era coisa deles dos fariseus, Yah disse que a circuncisão é parte da aliança entre Ele e nós, Shaul disse que se formos circuncidados de acordo com a doutrina dos fariseus, Messiyah de nada nos aproveita, voce não está cumprindo da maneira que Yah lhe ordenou, mas sim da maneira dos fariseus Shaul experimentou todas essas coisas porque ele sabia quem eram os fariseus, ele conhecia os dois lados da moeda, ele mesmo anteriormente tomou participação nesse tipo de doutrina Shaul sabia bem do que ele estava falando, o que não podemos dizer daqueles que hoje em dia procuram interpretar as escrituras a sua própria maneira, alguns dos fiéis da seita dos fariseus, se levantaram repetindo as mesmas palavras dos anciões, vers 5 pode até parecer que eles estavam sendo justos mas é sobre a doutrina dos fariseus que está sendo comentando, esses assentavam-se na cadeira de Moisés, mas eram hipocritas, faziam as coisas apenas para serem vistos pelos homens, vers. 9 diz que Yah que conhece os corações deu a esses galatas gentios o Ruach ha Kodesh, o que é que o Ruach representa?_ conforto, verdade, que desceu sobre nós e nos guia a toda a verdade=leis e mandamentos , mas de acordo com Yah, vs.9 limpando os seus corações pela fé , fé em que?_ fé no Messiyah, vs.10 porque todo esse jugo (os fariseus impunham aos Galatas e a todos os seus seguidores jugos pesados, eles transformavam as pessoas em escravos, era lei em cima de lei a ser observado, as pessoas perdiam a liberdade, Shaul não está se referindo a não circuncidar de acordo com a determinação de Yah, mas sim de acordo com a determinação dos fariseus
7
Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade (= leis e mandamentos de Yah)?
Shaul diz; Voces estavam indo bem, sem se confundir com essa doutrina maligna dos fariseus, quem está impendido voces a obedecerem a verdade=as leis e os mandamentos de Yah?_ Porque é que voces estão se confundindos com o fermento deles_? essa persuação não vem de Yah, o adversário está por trás da doutrina dos fariseus é ele que impede a maioria das pessoas de chegarem ao pleno conhecimento da verdade, um pouco de fermento leveda toda a massa, apenas algumas falsas doutrinas podem destruir todo o grupo.
8
Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.
9
Um pouco de fermento leveda toda a massa.
10
Confio de vós, no Mestre, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
Não permita que ninguém venha confundir ou enganar a sua mente Yah julgará cada um pelos seus atos.
11
Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado
.
Shaul sempre costumava separar: Isto é o que Yah disse, e isto é o que os homens (fariseus )dizem. Neste verso ele está novamente se referindo a circuncisão pregada pelos fariseus.
12
Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando.
13
¶ Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Fomos chamados para a liberdade, mas não devemos usar da liberdade para dar ocasião a carne, não de ocasião a carne porque o espirito de Yah é a verdade.
14
Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Yahoshua concluiu essa mensagem em Marcos 12: 30 dizendo: Amarás, pois, a Yah o Altissimo de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. 31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes
Isto porque quando voce ama a Yah voce guarda os primeiros dos dez mandamentos que são mandamentos referentes ao Criador, e se voce ama o próximo voce guarda os seis mandamentos seguintes que são referentes ao nosso comportamento em relação ao próximo.
15
Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.
Aqui ele se refere aos que seguiam as doutrinas dos fariseus e aos que seguiam as ordenanças determinadas por Yah, que é a verdade.
16

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Andai com Yah, permancei nEle.
17
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei
.
Se voce está sendo guiado por Yah, pelo espirito de Yah, o espirito da verdade, se voce está debaixo dessas coisas você não está debaixo da penalidade da lei, se somos guiados pela verdade a verdade passa a ser parte de nós, agora somos parte da torah viva.
19
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Yah.
22
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23
Contra estas coisas não há lei.
24
E os que são de Yahoshua crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
A torah nos ensina o que é o amor, sem a torah não conhecemos amor, portanto se temos a torah então também produziremos os frutos do espirito, o espirito de Yah nos guiará a toda a verdade.
Gálatas 6
1
¶ Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado
.
Shaul mais uma vez está tentando corrigir os Galatas, porque por muito tempo eles andavam contrário ao que lhes era ensinado, Shaul ensinou-lhe sobre o Messiyah sobre a fé verdadeira através de Yahoshua, através dos mandamentos, de ouvir a voz de Yah através de Yahoshua e agora ele tinha que corrigi-los pois muita coisa estava dando errado no meio deles e porisso ele os questionava como é possivél que mesmo depois deles terem aprendido a verdade continuam a observar a doutrina falsa dos fariseus.
2
Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Yahoshua.
O Messiyah carregou o nosso fardo, devemos ajudar a carregar o fardo uns dos outros.
3
Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Dá pra perceber que muita coisa estava caminhando de modo contrário do que deveria ser, alguns orgulhosos, pretensiosos, insinuando serem alguma coisa, ninguém precisa ser um super mestre para alcançar a salvação, ninguém precisa ser um super super servo para alcançar a salvação. O que precisamos é buscar e seguir a verdade, seguir Yah através de Yahoshua ha Mashiach, guardar as suas instruções (leis) servi-lo com alegria.
4
Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.
Cada um de nós deve examinar-se a si mesmo e avaliar se estamos caminhando da maneira como fomos chamados por Yah, se estamos fazendo o que Ele nos determinou a fazermos se a resposta for positiva continue sendo servo fiel e prudente a quem Yah confiou a fazer a sua obra.
5
Porque cada qual levará a sua própria carga.
Cada um de nós terá a sua própria carga, uns mais outros menos mas todos terão de carregar e ajudar uns aos outros, mas não se esqueça que Yahoshua levou consigo a nossa carga maior que era a morte, separação eterna de Yah.
6
E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
7
Não erreis: Yah não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
8
Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

Certifique-se de que tudo o que voce semeia é de origem espiritual, nunca pense em ensinar a palavra de Yah com o fim de obter lucros financeiros, desta forma voce está semeando para a sua própria destruição, tenha em mente que a obra de Yah deve ser feita por amor, desejo de ver as almas sendo salvas e crescimento espiritual na obra de Yah.
9
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
10
Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
Há muito o que fazer na obra de Yah, não desanime!
11
¶ Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão.
Que fique mais uma vez bem claro que essas são cartas redigidas por Shaul , assim como escrevemos atualmente.
12
Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Yahoshua
.
Aqui ele revela mais uma vez a aparencia dos fariseus que sempre queriam impor suas doutrinas, aqueles hebreus fariseus eles circuncidavam e nem mesmo cumpriam nem guardavam a torá, mas eles exigiam dos outros a circuncisão para se orgulharem em suas próprias carnes, circuncisão a maneira deles é claro, desta forma a circuncisão não tem valor algum.
13
Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
14
Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Mestre e Messiyah Yahoshua, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
15
Porque em Yahoshua o Messiyah nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
O mesmo que já explicamos anteriormente
16
E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Yah.
17
Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Mestre Yahoshua.
18
A graça de nosso Mestre e Messiyah Yahoshua seja, irmãos, com o vosso espírito! Améim
.

Ao termino de mais este estudo, minha sincera oração é para que todos aqueles que estão buscando com toda sinceridade alcançar a sabedoria que vem do alto através do estudo da Palavra de Yah possam alcança-la, Yah o Altissimo deseja que todos os homens sejem salvos, mas todos nós precisamos observar as suas leis, mandamentos, estatutos e juizos, para os cumprir.
Yah não nos separou por religiões, mas sim por nações, Israel é a nação que Yah separou para liderar as outras nações a reconhecerem o seu caminho.
As religiões todas elas foram criadas por homens com o intuíto de seguirem os seus próprios pensamentos, mas Yah deseja formar uma única nação, uma única familia, um povo separado para adorar e bendizer o seu KADOSH NOME .
Que Yah o Altissimo tenha misericórdia de cada um de nós e nos dê da sua graça!.

2 Kommentare:

YAHOSHAFAT hat gesagt…

SHALOM.

NO GRANDE E MARAVILHOSO NOME DE YHUH POR SEU FILHO YAH'SHUAH HA MASHYAH, PEÇO PERMISSÃO PARA EXPOR NESTE ESPAÇO UMA MENSAGEM ADMOESTATIVA A TODOS OS QUE DIZEM TER A TORAH, MAS, NÃO TENDO ZELO POR ELA.


RETIDÃO E JUSTIÇA.

OS QUE SE DIZIAM AMIGOS DE YOB (JÓ), A SABER: ELIFAZ; BILDADE; ZOFAR; PARECIAM TER GRANDE SABEDORIA EM SEUS ELOQUENTES DISCURSOS, MAS, COMO FORAM VISTOS PELO ETERNO YHUH? NÃO FORAM RECONHECIDOS COMO RETOS PORQUE SUAS INFIEIS ADMOESTAÇÕES ERAM CARNAIS, NÃO CONFORME A RETIDÃO DA JUSTIÇA IMPOSTA PELA VONTADE DE YHUH PARA QUE EM YOB FOSSE MANIFESTADA. VEJAMOS A RESPOSTA QUE DO ELOHYM ETERNO FOI OUVIDA POR ELES.

“Sucedeu, pois, que acabando YHUH de dizer a Yob aquelas palavras, YHUH disse a Elifaz o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus amigos. porque não disseste de mim o que era reto, como o meu servo Yob". Yob (Jó) 42: 7.

HOJE VEMOS MUITOS DISCURSOS BROTADOS DA SABEDORIA DE ELIFAZ; BILDADE; ZOFAR; DISCURSOS MARAVILHOSOS, MAS NÃO COM A RETIDÃO DAS PALAVRAS PRONUNCIADAS POR YOB. TEMOS QUE TER CUIDADO, PORQUE A PALAVRA DE YHUH QUEIMA COMO FOGO E CORTA COMO A MAIS AFIADA DE TODAS AS ESPADAS; E NÃO VOLTA PARA ELE VAZIA.

Para os que se dizem israelitas não sendo, os que andam por aí pregando que o goym (gentio) não deve se circuncidar na carne, aqui dois textos contidos nas Inspiradas Escrituras: Yaheskel (Ezequiel) 44: 9; Shemot (Êxodo) 12: 48 49. Espero que possam compreendê-los.

YHUH OLAM DETERMINOU QUE NENHUM INCIRCUNCISO DE CORAÇÃO OU DE CARNE NTRE OS ESTRANGEIROS QUE PEREGRINAREM DENTRE OS FILHOS DE YSRAEL, ENTRARÁ NO SEU SANTUÁRIO. ESSES MESTRES QUE DESPREZAM A TORAH E OS NEVIIM (PROFETAS) ADENTRARÃO ESSES ESTRANGEIROS POR ONDE? NISTO VEJO CRISTÃOS YSRAELENCES, MAS, NÃO VEJO NETZARIM YSRAELITAS.

YHUH OLAM DETERMINOU UMA MESMA LEI PARA YHUDIM (JUDEUS) E ESTRANGEIROS. OS YSRAELENSES NÃO YSRAELITAS ESTÃO ENSINANDO DUAS. ESSES TÊM DOMINÍNIO SOBRE O HEBRAICO, MAS FRACASSAM DIANTE DA RETA JUSTIÇA E DA ESSÊNCIA INTERPRETATIVA. A ברית מילה ALIANÇA DA CIRCUNCISÃO É UM DECRETO PERPÉTUO! SE É POR ESSA FORMA, QUE SÃO ESSES QUE OUSAM FINDAR O QUE YHUH DETERMINOU PERPETUAMENTE? CONDENAM A SERPENTE NO ÉDEN, MAS, SEGUEM O MESMO MÉTODO DELA. YHUH TENHA DE MISERICÓRDIA DESSA GENTE.

YAHOSHAFAT BEN YAAKOV hat gesagt…

CONTINUAÇÃO E RESUMO:


UMA PERGUNTA: POR QUE ESSES FALSOS YHUDIM NÃO DEIXAM ESPAÇOS PARA COMENTÁRIOS EM SEUS ESTUDOS? ARRISCO ALGUMAS RESPOSTAS: PORQUE GOSTAM DE ENSINAR, MAS NÃO GOSTAM DE APRENDER. GOSTAM DE CRITICAR, MAS NÃO GOSTAM DE SER CRITICADOS. GOSTAM DE FALAR, MAS NÃO GOSTAM DE OUVIR. SE FOREM ZELADORES DA TORAH, COMO ASSIM SE POSICIONAM, PORQUE BUSCAM DESFAZER O QUE YHUH DECRETOU? VEJAMOS O QUE NOS MOSTRA A MENSAGEM CONTIDA EM SHEMOT 12: 48 49.

ASSIM DIZ O ALTÍSSIMO: “Porém, se algum estrangeiro se hospedar contigo, e quiser celebrar a pessach (páscoa) a YHUH, seja-lhe circuncidado todo o macho, e então chegará a celebrá-la, e será como o natural da terra, mas nenhum incircunciso comerá dela. Uma mesma lei haja para o natural, e para o estrangeiro que peregrinar entre vós”.

ONDE ESTÁ O ZELO PELA TORAH POR PARTE DAQUELES QUE SE FAZEM PASSAR POR YSRAELITAS NÃO SENDO. O QUE SE PODE VER NESSES FALSOS YHUDIM (JUDEUS), É QUE SÃO PREPARADOS PARA INTRODUZIREM COSTUMES PAGÃOS NO MEIO DO REMANESCENTE DE YSRAEL, PARA NÃO SEREM PERSEGUIDOS PELO CRISTIANISMO ROMANO E SEU CORPO QUE SE DIZ DIFERENTE, MAS NÃO ABANDONA O VINHO DE SUA PROSTITUIÇÃO. OLHA SEUS FALSOS YSRAELITAS: SE HÁ UMA MESMA LEI PARA YHUDIM E GOYM NO QUE SE REFERE À PÁSCOA E A CIRCUNCISÃO, DECRETADA POR YHUH, QUEM LHES AUTORIZOU A CRIAR DUAS? NO LIVRO DE YAHESKEL (EZEQUIEL) 44: 9, O ETERNO AVISA QUENENHUM INCIRCUNCISO DE CORAÇÃO OU DE CARNE, ENTRARÁ NO SEU SANTUÁRIO, DENTREOS ESTRANGEIROS QUE SE ACHAREM NO MEIO DOS FILHOS DE YSRAEL.