Donnerstag, 30. Dezember 2010

virada de "ANO NOVO"?

31 de dezembro-1 Janeiro – VIRADA DE ANO NOVO?
ou Comemoração de São Silvestre ?!

Silvestre é o nome do papa que exerceu o papado no periodo de 31 de janeiro 314 até 31 de dezembro de 335 dC .
E desde a data de seu falecimento em 31 de Dezembro de 335dC. em sua homenagem vem sendo celebrada a cada ano o que ficou conhecido mundialmente como a "famosa virada do ANO NOVO " isto de acordo com o calendario civil solar (desde que de acordo com as escrituras o calendário biblico é lunar).

Mensagem sobre o “Ano Novo”

Correndo Filipe, ouviu o eunuco ler o profeta isaiah e perguntou? –Compreendes o que vens lendo? Compreendes tu também o que lês amado leitor(a)? Atos 8;30

Quantas vezes não compreendemos o que lemos nas escrituras.

Lucas 24:45 diz claramente que Yah é quem abre o nosso entendimento para que possamos entender as escrituras

Nestes últimos dias YAH o Altissimo tem aberto nossos olhos não somente para entendermos quem somos, a história da nossa captividade, escravidão, mas também os motivos que nos levaram a tal captividade, nós realmente nos afastamos por completo, viramos as costas para YAH e sua palavra e seguimos fielmente e cegamente durante todo esse periodo, o curso desse mundo e os ensinamentos dos homens religiosos que ditam as regras desse mundo, atualmente quando examinarmos as escrituras (após YAH ter aberto o nosso entendimento) ficamos muita das vezes boquiabertos, mas este é o tempo da restauração do reino a Israel.

Atos 1.6 “Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: -Mestre será este o tempo em que restaurares o reino a Israel?

Daniel 7:25 nos fala sobre esse sistema religioso maligno e enganador que tem poder até para mudar os tempos e as leis

25:Proferirá palavra contra o Altissimo, magoará os santos do Altissimo e cuidará em mudar os tempos e a lei

O que vem a ser o tempo e a lei?

Êxodo 12:
1
E falou YHWH a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mês vos será o principal dos meses, será o primeiro mês do ano, falai a toda a congregação dizendo: aos dez deste mês.....

*o primeiro mês do ano hebraico chama-se ABIBE (entre MARÇO e ABRIL) INICIO DA PRIMAVERA QUANDO O PRIMEIRO DOS CEREAIS, A CEVADA , ESTÁ COMEÇANDO A BROTAR

Agora leia novamente Daniel 7:25.... cuidará em mudar os tempos e a Lei,

1; Quem foi que determinou que esse seria o tempo da mudança do ano (ANO NOVO)?

r. YAH, o ALTISSIMO!

2. E quem foi que mudou essa determinação?

r. Papa Silvestre (sistema religioso romano)

3. 31 de Dezembro a cada ano? Festa da colheita*primavera* ou inverno em Israel?

R. nesse exato momento é inverno em Israel, mais uma vez vemos que essa não foi a determinação de YAH para o seu povo celebrar o inicio do novo ano

Existem mil e uma perguntas daí você tira as suas próprias conclusões, se estamos ou não obedecendo o que YAH determinou para o seu povo, alguns costumam rotular a palavra de YAH de “VELHO TESTAMENTO” , invalidam a própria palavra de YAH, dizem que as leis e as festividades (tempos) cessaram e desta forma seguem o curso deste mundo ( as leis e determinações do sistema religioso) YAH não muda Ele era, é e será eternamente., não é homem para que minta, a sua palavra não envelhece jamais.

31 de dezembro-1 Janeiro – VIRADA DE ANO NOVO?
ou Comemoração de São Silvestre ?!

Silvestre é o nome do papa que exerceu o papado no periodo de 31 de janeiro 314 até 31 de dezembro de 335 dC .
E desde a data de seu falecimento em 31 de Dezembro de 335dC. em sua homenagem vem sendo celebrada a cada ano o que ficou conhecido mundialmente como a "famosa virada do ANO NOVO " isto de acordo com o calendario civil solar (desde que de acordo com as escrituras o calendário biblico é lunar).
Pouco se sabe realmente sobre Silvestre, mas é fato conhecido que ele presidiu a Igreja Católica durante um período importante da sua história.
Dele se diz ter sido o instrumento fundamental para o processo que levou à " conversão" do imperador Constantino ao cristianismo, o que certamente não é nenhum motivo de comemoração para os verdadeiros YAHudim.
Um ano antes da convocação do Concílio de Nicéia em 325 dC, Silvestre teria convencido Constantino de proibir os hebreus de viverem em Jerusalém.
31 de Dezembro é o dia de homenagem dedicado a memoria do "Santo" Silvestre. Dia este em que todos, independente da religião que seguem, reservam para homenagear a memoria de um homem que nada mais nada menos representa senão alguém que contribuiu e muito para que a houvesse a separação total da chamada "Igreja" ou "império romano" dos ensinamentos de YHWH ou seja dos costumes e ordenanças que Yah determinou para seu povo!.

Êxodo 12:
1
¶ E falou YHWH a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
2
Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
3
Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
4
Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.
5
O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.
6
E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.
7
E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8
E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
9
Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.
10
E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.
11
Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa de Yah
12
E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou YHWH
.

Não há dúvida que este é o mês da Páscoa.
O mês da Páscoa é o primeiro mês do ano.O ano bíblico começa com a primeira lua nova após o aparecimento da cevada em Israel, isto é quando os trigos de cevada chegam a fase da sua maturação, este periodo é chamado Abibe.
O período entre um ano e o ano seginte é de 12 ou 13 meses lunares. Devido a isso, é importante verificar o estado das culturas de cevada, no final do 12 º mês.
Se a cevada é Abibe ou seja "está pronta", neste momento, então a Lua Nova seguinte é
Hodes Ha-Aviv ( "Lua Nova do Abibe").
Se a cevada ainda não está pronta, temos de esperar mais um mês e depois verificar a cevada novamente no final do 13. mês Por convenção, o periodo do ano de 12 meses é referido como um ano regular, enquanto que o ano com 13 meses é referido como ano bissexto.
Isso não deve ser confundido com os anos bissextos do calendário gregoriano (cristão) , que envolvem a intercalação "(além) de um único dia (29 de fevereiro).
Em contraste, a Bíblia envolve a intercalação de um mês lunar inteiro ( "Décimo terceiro mês", também chamado de "Adar Bet").
Em geral, só podemos determinar se um ano é ou não bissexto, apenas alguns dias antes do final do 12 º mês.

Onde está mencionado ABIBE na Bíblia ?

Êxodo 13.4 diz:
Hoje, no mês de Abibe, vós saís.

Para comemorar a saída do Egito, no mês de Abibe, somos instruídos a oferecer o sacrifício da Páscoa e celebrar a festa dos pães ázimos (Hag HaMatzot) nesta época do ano.

Em Dt 16,1 somos ordenados a Guardar o mês de Abibe, e celebrar a páscoa a YHWH; porque no mês de Abibe YHWH nos tirou do Egito, de noite. Da mesma forma, somos ordenados em
Ex 23,15:
A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim;

O mesmo é ordenado em
Ex 34,18:18 ¶ A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado do mês de Abibe; porque no mês de Abibe saíste do Egito. O que é Abibe?
Abibe indica um estágio no desenvolvimento das culturas de cevada. Isso fica claro em
Ex 9,31-32 que descreve a devastação causada pela praga de granizo:

Para entender a razão para isso é preciso olhar como o grão se desenvolve. Quando os grãos estão ainda no início de seu desenvolvimento são flexíveis e têm uma cor verde escuro. Como eles se tornam maduros, adquirem uma tonalidade amarelada e se tornam mais frágeis. O motivo pelo qual a cevada foi destruída e o trigo não é que a cevada tinha alcançado o estágio de seu desenvolvimento chamado Abibe e, como resultado tornou-se frágil o suficiente para ser danificadas pelo granizo. Em contrapartida, o trigo e o centeio ainda estavam em seu estadio inicial de desenvolvimento, numa fase em que eles eram flexíveis e não suscetíveis de serem danificados pelo granizo.Sabemos de várias passagens da cevada tostada, que no estado de Abibe ainda não estäo completamente prontas, mas que já amadureceu o suficiente para que suas sementes possam ser consumidas tostadas no fogo.
Cevada tostada foi um dos alimentos mais consumidos no antigo Israel e é mencionado em numerosas passagens da Bíblia (Lv 2,14) (Lv 23,14; Jos 5,11; 1Sam 17,17; 1Sam 25,18; 2Sm 17,28; Rute 2,14).
Abibe e a colheita
O mês de Abibe é o mês que se inicia logo após a cevada alcançar o estágio ideal. De 2-3 semanas após o início do mês, quando a cevada tenha ultrapassado a fase de Abibe ela então está pronta para ser apresentada como a " oferta de molhos" (Hanafat HaOmer). A "oferta de molhos" é trazido dos primeiro talos logo após a colheita. Isso é descrito em Lv 23,10-11:

A partir disso, é evidente que a cevada, logo no inicio do mês de Abibe esteja pronta para colheita isto é o mais tardar 15-21 dias. Portanto, o mês de Abibe não pode começar a menos que a cevada tenha atingido um estágio onde esteje pronta para colheita o mais tardar entre 2-3 semanas.Que a colheita da cevada deve estar pronta 2-3 semanas no mês de Abibe é também evidente em Dt 16,9, que diz:
9
Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara iniciarás a contar as sete semanas
.
De acordo com Lev 23,15 sabemos que as sete semanas entre Pessach (Hag Hamatzot) e Pentecostes (Shavuot) começam no dia em que a oferta de molho for apresentada.
15
Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão

Portanto, o início da "foice na seara" será no domingo durante a Páscoa, ou seja, 2-3 semanas após o início do mês de Abibe.
Mas se a cevada não alcançou o grau suficiente de desenvolvimento ou seja pronta para ser ceifada 2-3 semanas o mais tardar, depois do mês de Abibe então não podemos começar o mês ou seja o inicio do Ano e temos de esperar até o mês seguinte.
Em suma, a cevada, no estado de Abibe tem 3 características:
1. É frágil o suficiente para ser destruída pelo granizo.
2. As sementes produzem uma matéria seca suficiente para que possa ser consumida tostada.
3. Tem desenvoltura suficiente para que de 2-3 semanas o mais tardar esteje pronto para a colheita.

Curiosidades:
De acordo com o calendário romano original um Ano era composto do periodo de 10 meses o Ano Novo começava sempre em Março, conforme vemos abaixo:

Martius chamado "Março", Aprilis "Abril", Maius "maio "Junius" Junho ", Quintilis" Julho ", Sextilis" Agosto ", sétimo" Setembro ", oitavo" Outubro ", nono" Novembro ", Décimo mês" Dezembro "
Mais tarde foram instituidos mais dois meses e isto bem no auge do inverno.
Pompílio, o segundo rei de Roma, por volta de 700 aC, adicionou os dois meses Januário "Janeiro" e Februarius "Fevereiro". Em 46 aC, Júlio César reformou o calendário romano (daí o calendário juliano) alterando o número de dias em muitos meses e removendo algumas Intercalaris.
Tome nota que até 700 a.C. o ano Novo ainda começava em março, quase que na mesma epoca do calendário biblico hebraico.
Além disso, observe os nomes dos meses em queda.
Mês de Agosto - Augusto CésarAugustus latim "Augustus"Latim mensis Augustus "mês de Augusto"Latim mensis Sextilis
"sexto mês"

Setembro - o sétimo mês -Inglês Médio septembre
Latim setembro Latim septem "sete"-ber (adj. sufixo)Latim mensis setembro
"sétimo mês"

Outubro - o oitavo mêsInglês Médio octobre
Latim outubroLatim octo, "oito"-ber (adj. sufixo)Latim mensis October
"oitavo mês"

Novembro -
o nono mêsInglês Médio NovembreLatim novembro Novembris latim mensis
"nono mês"

Dezembro - o décimo mês Inglês Médio decembre
dezembro décimo mês "Latim decem "dez"-ber (adj. sufixo)

Observem que Dezembro sempre foi chamado o décimo mês e não o décimo segundo, devido ao ano ser composto de apenas 10 meses. Decem significa dez. E setembro foi o sétimo mês, como o nome indica.
Estes últimos meses ainda estão no mesmo lugar de antes, apenas no inicio os romanos acresceram dois meses.
O Ano Novo de acordo com as escrituras quase sempre começa por volta de março-abril, conforme explicado acima. É nunca nos meses frios do inverno conforme presenciamos nos dias atuais,
E se caso o povo de Ysrayl tivesse obedecido completamente as ordenanças de YHWH essas ordenanças estariam sendo celebradas por nós a cada Novo Ano na terra de Ysrayl, mas porcausa da nossa desobediência e por estarmos espalhados por toda a terra, estas ordenanças estão provisoriamente suspensas.
Afinal como haveremos de celebrar as festas de Yah estando em uma terra estranha?

Shalom a todos!

Keine Kommentare: