Mittwoch, 1. Dezember 2010

Como foi que tudo aconteceu?!

Texto revisado e corrigido por
Shet ben Yahudah ben Miryahm


Co
mo foi que tudo aconteceu!?!?

Pecados, transgressões, destruições..... Enfim essa tem sido a trajetória dos hebreus e assim caminha a humanidade.

Em nosso Blog temos procurado mostrar a história do povo hebreu e a sua transição pelo mundo afora, temos mostrado alguns dos usos e costumes do povo e também o factor principal que causou grandes danos e sofrimento entre o nosso povo, que foi e tem sido a desobediência para com as Leis, mandamentos, estatutos e juízos decretados pelo Altíssimo. Essa foi à causa chave de todo o nosso sofrimento, mas recapitulando, faço a seguinte pergunta: Como foi que tudo aconteceu?!

Ultimamente temos ouvido falar em “coisas boas” como: cota de estudos para negros, penalidades para quem maltratar a um negro, negros na política, e então novamente: negros criminosos, bandidos, marginalizados, favelados, e a lista segue........

Se analisarmos a tal chamada COTA, veremos, mas um racismo do que um beneficio aos negros, pois a cota é: 20% para os negros, isso significa que 80% são para os brancos.

Se olharmos para o passado quando tudo começou vamos perceber que desde o inicio entre os homens, nunca alguém se preocupou com a nossa situação, (Deut.28.50) a partir da escravidão o negro era olhado somente como objeto sexual e profissional, fomos deixados ao abandono, antes era o trabalho penoso que enriqueceu a muitos e deixou o nosso povo na miséria, depois foi o abandono total, abandono que gerou todo esse conflicto e situação que é a atual manchete dos jornais e televisão pelo mundo afora.

E ao que parece, pelo menos é o que ouvimos aqui fora, é que há certa urgência em se fazer uma “limpeza”geral, pois afinal a temporada dos jogos começa em 2014 ou seja em apenas 4 anos , e a” barra tem que estar limpa”

Os jornais na Europa e EUA não falam em outra coisa a não ser que o governo tem pressa em limpar a situação negra no Brasil, afinal eles deixaram a situação ficar do jeito que está até agora.

Mas será que na verdade eles estão mesmos preocupados com o bem estar dos negros? Deuterenomio 28:50 ... Serás levado as nações..."Nação feroz de rosto que não respeita o velho nem tem compaixão dos jovens...

Será que assim que terminar o festival das boladas, a grande copa do mundo, a “limpeza “vai continuar? Facto é que há um descaso total por parte das “autoridades competentes”.

Será que essa limpeza vai ser como eram os carnavais da Bahia? Onde os Governadores colocavam tabuas enormes pintadas nas entradas das cidades por onde os turistas passavam para esconder as favelas às moradas dos negros?

Existe sim alguém que se preocupa conosco, mas não as autoridades deste mundo.

As escrituras relatam o facto de que os hebreus seriam levados cativos de uma nação à outra e que a maioria dos hebreus estaria trancado no xadrez. Este facto é registrado em Deuteronômio 28 e Levitico 26 ..............(leia em nosso blog as maldições)

Mas para fazer de alguém ou quase todo um povo prisioneiro (na droga, miséria, prisão enfim, em tudo aquilo que rouba do ser humano a liberdade) é necessário que esta pessoa ou este povo esteja cometendo atos contra a Lei.

Esse é o caso do povo hebreu que escolheu desobedecer ao Criador, a Lei Maior que guia todo o universo, e o fruto dessa desobediência é justamente a prisão, conforme temos mostrado isso diretamente em nosso blog.

A Torá foi dada aos hebreus por Yah como um modo de vida em liberdade e não em prisão.

Gálatas 5:13 e 14: “ Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Pois toda a Torá se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”

Aqui a liberdade e o amor são estimados como uma forma de seguir a Torá. Gálatas 6:2 vai ainda mais além para provar este ponto: “ Levai as cargas uns dos outros, para que assim cumprais a Torá,

Pois na Torá está escrito, em Levítico 18:18: “ amarás o teu próximo como a ti mesmo

A liberdade que é comentada é uma referência à liberdade que os hebreus perderam para as tradições humanas, justamente por terem desobedecido a Lei de Yah.

Pecados existem desde que o homem começou a habitar na terra, mas porque será que YAH fez diversas recomendações aos hebreus para que vivessem de acordo com a sua palavra? Será que Yah exigiu muito do seu povo, povo peculiar a ele, considerado por ele mesmo como a menina dos seus olhos?

Eclesiates 1:9

O que foi é o que há de ser, e o que se fez, isso se tornará a fazer, nada há, pois novo debaixo do sol. Há alguma coisa que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós!

Os mesmos atos pecaminosos cometidos pelos nossos antepassados hebreus estão presentes hoje em nosso meio, vejamos alguns deles.

Costume de cheirar o pó do incensário:

(este incesário era a mistura de algumas ervas aromaticas, YAH determinou que uma parte desse composto aromatico fosse transformado em pó e advertiu aos hebreus que não cheirassem esse pó)

Exodo 30:34 Disse mais YAH a Moisés: Toma substâncias odoriferas, estoraque, ônica e gálbamo:estes aromáticos com incenso puro, cada um de igual peso:35 e disto farás incenso, perfume segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo 36 Uma parte reduzirás a pó e o porás diante do Testemunho na tenda da congregação, onde me avistarei contigo; será para vós outros santíssimo!37 Porém o incenso que fareis, segundo a composição destes, não o fareis para vós mesmo, santo será a mim diz YAH; 38 Quem fizer tal (pó) como este para cheirar será eliminado do seu povo.

Em todo o nosso blog citamos vários costumes malignos entre os hebreus , como o de adorações a falsos deuses, festas pagãs, sem sombra de dúvida todos esses costumes e outros similares são praticado nos dias atuais em nosso meio (Não há nada novo debaixo do sol)

Mas há também alguns usos e costumes que caracterizam bem os povos negros inclusive os hebreus estes costumes também permanecerem em nosso meio,

Alguns deles são:

O uso e costume de adornos

O uso de argolas, costume dos povos negros antigos inclusive entre os hebreus.

O Uso de argolas entre os modernos hebreus também é muito comum.


Uso de argolas nas escrituras

Nas escrituras lemos em Genesis 24.30 quando o servo de Isaque deu a Rebeca uma argola (pendente de ouro para ser colocada no nariz).

Genesis 24.30 E aconteceu que quando ele viu o pendente e a pulseira...

No livro de Êxodo, percebemos que as mulheres hebréias inclusive as crianças usavam brincos de argolas Exodos 32.2 E Arão lhes disse: Arrancai as argolas de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos e filhas......

Era também costume entre os antigos hebreus o uso de argola entre os homens (servos) assim que terminava o tempo de servidão, caso o servo quisesse permancer com o seu senhor nesse caso o senhor furava-lhe a orelha e costumava colocar uma argola como sinal de que ele ouviu que poderia sair livre mas preferiu continuar servindo-o. (Exodo 21.6) seu senhor o levará então diante de YAH e o fará aproximar-se do batente ou da ombreira da porta, e furar-lhe-á a orelha com uma sovela; desta sorte o escravo estará para sempre a seu serviço.

Lemos também em Ezequiel 16, que YAH adornou Jerusalém com jóias, pulseiras, colares, argolas para o nariz e brincos para as orelhas. Se caso o uso de adornos fossem transgressões

Contra a sua palavra, então o próprio YAH jamais iria simbolizar Yahrushalom como uma mulher adornada desse jeito. Ezequiel 16:11 Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço.

Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça

O Uso do cabelo traadinho, braceletes, argolas e as guarnições de renda muito comum entre os antigos povos negros.

Moderno trançadinho nos cabelos.

O frisado do cabelo é citado nas escrituras em 1Pedro 3.3 Não seja o seu adorno o enfeite exterior dos cabelos entrançados, das guarnições de renda de ouro ou da compostura dos vestidos (Almeida Revisada Imprensa bíblica)

Esse texto nada tem haver com não usar e sim que as mulheres passem mais o seu tempo investindo no seu espírito e não na sua aparência física. Os versos seguintes confirmam isso:

(I Pedro 3:4) - Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de YAH.

(I Pedro 3:5) - Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em YHVH, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;

(I Pedro 3:6) - Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

O mesmo traje de rendas, argolas, braceletes, encontramos nos dias atuais entre os hebreus como nos dias antigos.

E não para por aí, usos e costumes diferem de uma cultura para a outra, mas no caso dos hebreus vários dos antigos costumes permanecem entre os seus atuais descendentes, tanto os bons como os ruins,

Mas voltando ao nosso tema: Como foi que tudo começou?

Na verdade tudo começou por causa da nossa transgressão, não queremos soar como um gravador pifado que fica repetindo o tempo todo a mesma coisa, mas precisamos alertar a vocês sobre essa grande responsabilidade, mesmo que ecoe como uma voz no deserto, mesmo neste deserto há sedentos e é para estes que estamos nos dirigindo, a todos os sedentos e famintos da casa de Israel, num dos nossos estudos anteriores intitulados “Porventura pode vir alguma coisa boa de Nazaré”? Mostramos como era a situação precária e caótica dos habitantes da aldeia chamada Nazaré (Netzarim), isto segundo os escritos reveladores de João, a situação dos hebreus ainda permanece quase que imutável, mas será que existe esperança? Sim e é sobre isso que queremos alertar você. Mesmo que você olhe ao seu arredor e vejas as Nazarés, o povo embriagado, cheirando pó, trancados atrás das grades, alta criminalidade e outros...... Medite no verso abaixo.

“Vinde, então, e argüi-me, diz YAH; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” Isaías 1.18

Castigo/disciplinar no hebraico; "yasar" (disciplinar, repreender, instruir) "mûsar" (disciplina).
Qual seria então o fundamento da disciplina? O fundamento da disciplina está na ALIANÇA que YAH estabeleceu com seu povo. Aplicação da disciplina corretiva de YAH é com o objetivo que seu povo mude. Ex: (Lv. 26: 18-28). (cf .Lv. 26:25 ). "Trarei contra vós a espada, que vingará a quebra da minha aliança".

YAH lida com seu povo tendo como ponto de partida a advertência e a correção. É assim que se deve entender a SEVERIDADE DO EXÍLIO.

O castigo não será eterno

(Jeremias 5:3) - Ah YAH, porventura não atentam os teus olhos para a verdade? Feriste-os, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a correção; endureceram as suas faces mais do que uma rocha; não quiseram voltar.

(Jeremias 31:16) - Assim diz o YAH: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz YAH pois eles voltarão da terra do inimigo.

(Jeremias 31:17) - E há esperança quanto ao teu futuro, diz o YHVH, porque teus filhos voltarão para os seus termos.

(Isaías 57:18) - Eu vejo os seus caminhos, e o sararei, e o guiarei, e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos seus pranteadores.

(Miquéias 7:18) - Quem é YHVH semelhante a Ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.

Sim isto é o que estamos querendo mostrar a vocês, há solução, a nossa hora chegou e assim como tudo realmente começou, ou seja, não após o pecado, a queda do homem, mas antes, muito antes, quando Yah formou o homem e pos nele a sua glória e nos colocou em um maravilhoso jardim, assim será o desfecho da nossa história, da historia dos hebreus negros. ”Assim mesmo como tudo começou”..... HalleluYah!

YAH está nos conclamando ao "Temor" a ELE.

Não um "temor" Emocional, cuja característica é das emoções, bem passageiro.

Muito menos um "temor" Intelectual, ou verbal, que devemos prestar lealdade a fim de agir em defesa própria apenas.

E aquele "temor" Adoração Formal, cuja característica é o sincretismo, que nos faz estar bem com todas as pessoas. Isso é o que produz a adoração formal. Mas, não temos coragem suficiente para nos levantar quando precisa, e defender a honra de YAH.

Nós sabemos que nada resta para ser feito por YAH. Suas obras estão cumpridas na sua mente, antes mesmo da fundação do mundo. Temos provas da existência de um descanso espiritual, que já foi determinado na mente de YAH; após ter terminado sua criação material, Ele descansou. "E abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra de criação que fizera." (Gn 2:3)

Então Ele deu claras provas que o descanso é uma realidade. E agora convida você e eu a chegar - mos a mesma realidade pela Fé.

Com um "temor" Reverente, tendo YAH como SER de Temor. Então "Ele" será a causa, o motivo dos nossos sentimentos e ações.

Com um "temor" Piedoso, que resulta num comportamento íntegro, cuja motivação real, nos estimula para uma vida justa e piedosa que se manifestará na prática dos Seus mandamentos.

Então, nossa preocupação deve ser a de exercer Fé, como faz Yahoshua, para praticarmos o Temor reverente e o Temor piedoso, para recebermos seus benefícios e o seu jardim.

Tenha fé e se arrependa das suas iniqüidades (transgressões) confesse os seus pecados e volte para YAH através de Yahoshua o Messiyah.

A vida (de paz) te espera! shalom.

Keine Kommentare: