Donnerstag, 20. August 2009

Paulo, cristão ou israelita? aboliu ou não com as leis de Yah?

Será que Paulo (emissário Shaul) aboliu com as leis de Yah?
Este é atualmente um dos temas mais discutidos ou comentados, será que o emissário Shaul aboliu com as Leis de Yah? Ou será que está sendo feita uma interpretação erronea das palavras, (cartas)de Shaul?
antes de começarmos mais este estudo, vamos fazer a seguinte classificação:

As escrituras ou o „Velho Testamento“ como é conhecido por muitos é composta dos primeiros cincos livros (Genesis, Exodo, Leviticos, Numeros e Deuteronomio) ou seja a Torá, os livros dos Profetas ou Nevi´im e os chamados escritos ou ketuvim entre eles os livros poeticos, ou seja, um resumo da Lei, Profecia e Poesia.
A parte mais conhecida como „Novo Testamento“ é na verdade uma NOVA ALIANÇA (ha brit hadascha) , esse renovo na aliança se deu a partir do momento em que o sangue de Yahoshua foi derramado em favor dos homens, A Aliança no Sinai foi estabelecida, selada, com sangue de animal, (bezerro) Exodo 24: 8 „Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que Yah tem feito convosco sobre todas estas palavras“. Com a renovação dessa Aliança foi requerido por Yah o Altissimo, o sangue de um justo, Yahoshua Ha Maschiach. Hebreus 12: 24 E a Yahoshua, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Bom, esta NOVA ALIANÇA que muitos chamam de NOVO TESTAMENTO não aboliu com as Leis e os Mandamentos do Altissimo assim como veremos mais adiante, mas simplesmente substituiu o sacrificio de sangue dos animais para perdão, purificação de pecados pelo sangue do Filho de Yah, Yahoshua que atualmente é o nosso intercessor diante de Yah o Pai, seu sangue nos purifica de todo o pecado 1 João 1:7 Mas, se andarmos na luz *torá *, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Yahoshua Ha Maschiach, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. .
Em Mateus cáp.4 vers.6 Yahoshua citou as escrituras, Ele disse a Satanas“ Também está escrito: ...... escrito aonde? Que escrituras são essas que Ele citou? Ele citou as escrituras sagradas é claro, o tal chamado pelas igrejas de ANTIGO TESTAMENTO,
e se era antigo, velho, sem importancia, já abolido, então porque é que Yahoshua, seus discipulos, emissário Shaul citam constantemente as escrituras?
E o que mais eles poderiam citar se nessa epoca os relatos sobre a NOVA ALIANÇA (Novo Testamento) sobre a vida do Messiyah e a sua missão, a dos discipulos etc... ainda nem haviam sido escritos?
Mais uma vez , as escrituras são uma composição de todos os Livros do chamado „Velho Testamento“, e os relatos sobre a vida e missão de Yahoshua os discipulos e as cartas de Shaul fazem parte dos escritos da 'NOVA ALIANÇA', isto é: uma sequencia dos acontencimentos narrados antes, não há necessidade de dividirmos os escritos sagrados em Velho e Novo Testamento, Escrituras é o suficiente , pois o renovo da Aliança é simplesmente um complemento da Aliança já estabelecida por Yah com seu povo desde o inicio da formação de Israel
Os escritos a partir dessa Nova Aliança além de relatarem sobre a vida e a missão de Yahoshua, dos discipulos também contem as cartas (epistolas) escritas na maioria das vezes pelo emissário Shaul a diversas organizações messianicas daquela época, vejamos o que o emissário Shaul tem a dizer em suas cartas e qual a interpretação delas para nós nos dias atuais.

Emissário Shaul é um dos personagens prediletos do cristianismo, Paulo é o nome dado a ele pelos cristãos romanos e significa alguém de baixa estatura, pequeno, mas na maioria das vezes seus ensinos entre os cristaos sobressaem aos do próprio Yah ou Yahoshua , eles costumam fazer de Paulo um gigante, isto porque eles torcem as cartas de Shaul para adaptá-las as suas próprias vontades fazendo tentar parecer que Shaul fosse um cristão ou o fundador dessa doutrina.

Porcausa desses maus entendidos há entre os próprios hebreus israelitas grupos separados que desprezam as cartas de Shaul e acreditam que talvez ele não fosse um verdadeiro hebreu ou tivesse se convertido ao cristianismo, mas isto não é verdade, Shaul permaneceu nos ensinamentos das escrituras, as religiões ou melhor o cristianismo é que mudaram a história dele, assim como tentaram fazer conosco, os hebreus, quando eles se referem a si próprios como sendo o novo israel, Shaul cria e obedecia os mesmos principios que nós, os hebreus israelitas, ele também era hebreu messianico e mantinha as leis e mandamentos da torah de Yah, assim como nós também, Shaul era um dos nossos irmãos, da familia de Yah.
2 Pedro (Kephas) 3:15-16 . E tende por salvação a longanimidade de nosso Mestre; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 16 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Aqui vemos claramente que os escritos de Shaul eram dificeis de serem interpretados, porisso na maioria das vezes tanto os ensinamentos das escrituras como as cartas de Shaul eram torcidos (mau interpretados) só que para a própria perdição daqueles que assim fazem e ensinam.

Mas quem era Shaul?

Sabemos que Shaul não era um dos doze que acompanhavam Yahoshua, Shaul apareceu muito mais tarde, mas se você observar através do cristianismo poderá até se confundir com Shaul acreditando ser ele um dos doze ou talvez até mesmo sendo o próprio Messiyah porcausa da maneira como eles torcem as escrituras, nenhum dos discipulos ou mesmo Shaul nunca disse nada que não devemos mais guardar as leis, a lei é para ser guardada até o dia final quando então seremos transportados a presença de Yah, a lei não foi abolida, me refiro aos ( 10 Mandamentos, Leis dietárias Lev.11, etc..)
Shaul costumava ensinava aos gentios nas sinagogas ensinando a eles como deveriam se conduzir de acordo com a palavra de Yah, na epistola de Galatas uma vez ele questiona : 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Quem transmitiu aos Galatas essas falsas boas novas? esse outro evangelho?_ e então ele começou a explicar aos galatas o que significava as boas novas, os galatas costumavam escutar a palavra de Yah, mas tinham por costume não se desviar de seus atos pagãos por causa da cultura deles, e eles estavam tendo problemas em se adaptar ao meio de vida estabelecido por Yah, assim como os gentios atualmente , os escritos de Shaul nada mais são que cartas, assim como nos dias atuais escrevemos emails uns aos outros, não confundir cartas de Shaul com as escrituras, Torah, Yah autorizou o escrito dessas cartas por motivos especificos.

Actos 7 fala sobre o apredejamento de Estevão, Estevão assim como Moisés também ensinava sobre as Leis e os Mandamentos de Yah, este é o motivo pelo qual ele foi apedrejado.
Actos 7:58 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. Todos os que estavam na cidade depuseram as suas capas e depositaram aos pés de Shaul,
isto indica que Shaul estava presente na ocasião em que esses emissários apredejavam Estevão, pelo fato dele estar ensinando sobre a fé messianica, Shaul era parte daquela multidão, que consentia na morte de Estevão, nessa época Shaul ainda não tinha tido um encontro com o Messiyah Yahoshua.
Actos 8:1-3 E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a comunidade dos fiéis que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. 2 E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto. 3 E Saulo assolava a comunidade dos fiéis, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.
Nessa epoca Shaul costumava arrastar e prender os fiéis, Porque é que fazia isso? R. porque eles professavam a fé messianica, criam em Yahoshua o Messiyah este era o motivo pelo qual Shaul costumava persegui-los.
Actos 9: 1-2 1 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos de Yahoshua , dirigiu-se ao sumo sacerdote. 2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita= o caminho de Yah (NetivYah), quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
Qualquer que professasse sua fé no Messiyah, que tivesse parte na chamada „seita dos messianicos“, se isto chegasse aos ouvidos de Shaul , seria por ele perseguido, isto é profundo veja quão profundo nas trevas esse irmão estava.

Era Shaul cristão ou israelita?
Filipenses 3:5 5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei (Torah), fui fariseu;
Shaul pertencia a uma das organizações existentes naquela época chamada de Farisaica, essa organização apesar de serem profundos conhecedores da lei, costumavam encher a mente das pessoas com coisas futeis, pois não tinham a interpretação espiritual da lei assim como veremos mais adiante.
Quem fazia parte dessa seita dos fariseus?
Os Fariseus eram uma organizaçao israelita, que existia na epoca do Messiyah. Yahoshua travava muitas batalhas espirituais com os saduceus e com os fariseus, a todo o tempo ele os admoestava, contestava os seus atos. Shaul era um israelita da tribo de Benyahmin, durante o tempo do Messiyah as tribos existentes em Israel eram as tribos de Judá (Yahudah), tribo de Benjamim (Benyahmin) e a tribo dos Levitas, Shaul era hebreu dos hebreus de acordo com a seita dos fariseus.
Actos 23:6 E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado

Quem eram os fariseus?
Mateus 23: 1-2 1 Então falou Yahoshua à multidão, e aos seus discípulos, 2 Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
Yahoshua disse que os escribas e fariseus assentam-se na cadeira de Moisés, porque eles eram os lideres religiosos daquela época, os fariseus eram a organização religiosa daqueles dias e os escribas eram os responsavéis pela tradução das escrituras. E quem era Moisés e o que significa assentar-se na cadeira de Moisés? R.Moisés era um servo de Yah que através da inspiração de Yah liderou os filhos de Israel ao conhecimento da Torah, foi ele que ensinou a Lei aos filhos de Israel, Moisés era um legislador, instrutor da torah, quando Yahoshua disse que os fariseus assentam-se na cadeira de Moisés, ele estava se referindo que os fariseus eram os instrutores da lei, apesar de que os fariseus ensinavam sobre a lei mas agiam de forma diferente de seus ensinamentos, eles eram hipocritas= alguém que sabe ensinar o que é certo mas age de forma errada.
Mas eles eram uma organização religiosa, eles eram os instrutores da Lei, quando Shaul se refere como sendo um próprio fariseu, ele está a nos dizer que ele também era um dos instrutores da Lei, ele era parte dessa organizaçao, em nenhuma de suas cartas presenciamos Shaul ensinar contrario as leis de Yah.
Mas foi somente após a sua conversão que Shaul teve um grande entendimento sobre Yahoshua Ha Maschiach, a torah viva, desde então ele passou a ensinar a lei com a visão e entendimento espiritual , porque Yahoshua representa a Torah viva, os fariseus não conseguiam mais compreender o que ele estava falando, assim como também antes o próprio Shaul não conseguia compreender e porisso perseguia os fiéis, pois ele agia sob a influencia da doutrina dos fariseus, mas quando ele enxergou o Messiyah, a luz (torah viva) que veio do alto começou a iluminar o seu coração, foi a partir daí que ele se tornou um grande servo do Altissimo Yah através de Yahoshua Ha maschiach.
Shaul guardava a Lei, após a sua conversão ele tornou-se um hebreu messianico, mas jamais um cristão , não de maneira nenhuma, ele conheceu ambos os lados tanto o farisaismo ( hebreus que guardavam as leis mas que não aceitavam o Messiyah como os hebreus messianicos *os que praticam a lei e aceitam Yahoshua o Messiyah, ainda hoje é assim em nosso meio.
Actos 24:14 14 Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho *netivYah* que chamam seita, assim sirvo ao Altissimo de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas (Torah, escrituras). Ele se encontrou com a fé daqueles que eram chamados os do caminho de Yah, esses eram os irmãos messianicos daquela época.
Na época de Shaul não existia algo chamado de „NOVO TESTAMENTO“, Shaul disse que ele cria em tudo o que estava escrito na Torah os primeiros cincos livros das escrituras palavra hebraica para instrução, lei, e ele também disse que cria nos profetas, e que ele também adorava o Altissimo de seus pais, aqui ele se refere a Abraão, Moisés Davi etc etc...todos esses adoravam a Yah, mas os cristãos a quem adoram?_ Eles não adoram a Yah, eles não creem nas escrituras (eles costumam chamar as escrituras de Velho Testamento) cristãos não creem na Torah nem nos Profetas, eles costumam desprezar e até dizem que a lei foi abolida portanto Shaul não poderia jamais pertencer a categoria dos cristãos, pois ele não aboliu com nada disso, cristianismo é uma religião sem lei, a maior de todas as religiões mundiais sem lei, eles lideram esse ranking, Shaul disse: eu adoro a Yah e acredito em tudo o que está escrito na Torah e nos Profetas, assim como nós os hebreus israelitas messianicos, a mesma coisa, estamos de comum acordo com Shaul, nós cremos na torah, nos Profetas e também ensinamos Torah e os Profetas recebemos o mesmo entendimento que Shaul. É muito fácil para alguém que não adora Yah abolir com as leis, isso já é antigo.
Actos 25:7-8 7 E, chegando ele, rodearam-no os israelitas que haviam descido de Jerusalém, trazendo contra Paulo muitas e graves acusações, que não podiam provar. 8 Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos israelitas, nem contra o templo, nem contra César.
Acusações sem prova, é o mesmo que enfrentamos atualmente, Shaul defendia-se dizendo que ele não cometeu nenhum pecado contra a Torah, lembre-se que pecado é a trangressão da Lei (torah), Shaul diz que ele não fez nada contra a Torah, porque é que ele faria isso, se ele cria na Torah?, nãofaz sentido alguém que crê na Torah ensinar ou ir contra os ensinos da Torah, os primeiros cincos livros das escrituras,é aonde vc encontra as leis e Mandamentos de Yah. Shaul se defende ao dizer que também não é contra o Templo de Yah que se situava em Yahrushalom e também não agia contrario as leis de Cesar, essa é a posição dos verdadeiros servos de Yah, não devemos transgredir as Leis de Yah nem a dos homens.
Shaul também celebrava as festas biblicas naquela época e isto é de acordo com a Lei, tudo o que estamos lendo nos mostra Shaul como sendo um justo servo de Yah ele se tornou justo após seu encontro com Yahoshua.
Actos 18:21 21 Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade (festa) que vem em Jerusalém; mas querendo Yah, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso. Percebem que Shaul guardava a lei?_ notem a exclamação de que ele necessita (a qualquer custo) celebrar essa festa, pois ele era praticante da lei.
Deuteronomio 16:16 Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante Yah o Altissimo, no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante Yah;
Todos os que são contra Shaul não tem como provar que ele era um falso profeta, antimessiyah ou que seus ensinamentos eram contra a Lei, , esse é o fundamento. Se partimos desse principio, Shaul disse: Eu creio na Torah, terei de voltar a Yahrushalom para celebrar a festa *lei* você terá que se guiar pelo fundamento, porque de tempo em tempo estaremos explicando todo o livro de galatas, aonde é feito as maiores interpretaçõs erroneas, temos que entender que ele não está escrevendo sobre o não cumprimento ou a abolição das leis, mas temos que procurar entender de que lei ele está se referindo.
Há alguns que defendem que os sacrificios devem continuar nos dias atuais e assim eles continuam sacrificando bodes outros galinha, bois, vacas ou ovelhas pelos seus pecados, antes isso era parte da Lei, ou seja era válido, mas porque não devemos praticar isso nos dias atuais? R. Porque nós temos Yahoshua , o Messiyah e era sobre isto que Shaul estava ensinando, porque os Galatas os Filipenses, os Corintios , todos aqueles gentios, pagãos costumavam continuamente praticar essas coisas, sacrificios, e muitos ainda continuam essas práticas nos dias atuais em certas religiões, eles ainda continuam sacrificando animais para obter perdão de pecados( este também é um dos motivos pelos quais Yah o Altissimo permitiu a destruição do Templo pelos romanos em 70 DC porque os israelitas mesmo após a morte de Yahoshua o Messiayah continuavam a sacrificar no Templo em Yahrushalom), naquela epoca havia nas sinagogas uma mistura de hebreus e gentios e Shaul estava tentanto ensinar sobre a lei de Yah a esses gentios e é justamente porisso é que ele fala que não há mais lei * mas se refere a lei sacrificial * mas isso não é carta aberta para voce sair pelo mundo pecando livremente, não é isto que ele está se referindo, que Yah nos livre de falsos ensinamentos.
16 Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante Yah o Altissimo, no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante Yah;
Shaul quando disse que teria que ir a festa em Yahrushalom estava cumprindo um desses mandatos aqui descritos em Deuteronomio 16.16 temos uma liçao sobre as festas em nosso Blog (Podemos comemoras as festas biblicas fora de Yahrushalom? ) para todos os que desejam ter um maior entendimento sobre as festas biblicas.
2 Cronicas 6: 6 Porém escolhi a Jerusalém para que ali estivesse o meu nome; e escolhi a Davi, para que estivesse sobre o meu povo Israel. Yah escolheu a Yahrushalom para ser o lugar aonde Ele fez habitar ali o seu nome este é o lugar da celebração das festas, entregas de ofertas e dizimos (proxima lição) sacrificios etc etc...
2.cronicas 7:16 Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. Portanto mais uma vez vemos que Shaul não era contra a Torah nem contra os Profetas nem contra o Templo, mas ele era um mantenedor da Lei.
Romanos 2: 12-29 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. 13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Yah, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. 14 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Yah, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. 15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; 16 No dia em que Yah há de julgar os segredos dos homens, por Yahoshua Ha Maschiach, segundo o meu evangelho. 17 ¶ Eis que tu que tens por sobrenome israel, e repousas na lei, e te glorias em Yah; 18 E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei; 19 E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, 20 Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei; 21 Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? 22 Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio? 23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Yah pela transgressão da lei? 24 Porque, como está escrito, o nome de Yah é blasfemado entre os gentios por causa de vós. 25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. 26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? 27 E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? 28 Porque não é israelita o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. 29 Mas é israelita o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Yah.

Após lermos esses textos pergunte a si mesmo: Será que isso soa como alguém que está querendo abolir ou ensinar alguém a não cumprir com a Lei?
Muitos de nós que estivemos antes no cristianismo sabem perfeitamente do que estou falando, nós os israelitas temos a missão de transmitir a todos a palavra de Yah, não costumamos pregar sermões, mas a nossa meta é o ensino da palavra de Yah,
Lembre-se do que é o conceito do pecado é [transgressão da torah] João 3:4, Já aqui nos textos acima vers.12 diz: „ Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados“ indiferente se voce é pecador ou justo de qualquer forma voce será julgado pela Torah, Yah irá julgá-lo por todos os seus atos de acordo com o que está escrito na Torah, Pedro (Kephas) também fala sobre isto.
vers. 13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Yah, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. momentinho, aqui diz que os que praticam a Torah (leis e mandamentos de Yah) é que hao de ser justificados, os fariseus ensinavam a Lei, debatiam sobre a lei, mas eles não cumpriam a Lei e Shaul era um deles, na Lei está escrito que näo devemos roubar, matar, testemunhar falso contra o nosso próximo, etc etc.. pois o próprio Shaul costumava cometer todos esses atos, espere um momento, mas ele era um fariseu e os fariseus eram considerados os homens mais justos (corretos) daqueles dias, Shaul sabe muito bem sobre o que ele está falando aqui nestas epistolas, pois ele mesmo esteve lá entre eles, agora ele diz: mas os que praticam a lei serão justificados, se voce ouve que não devemos cometer adulterio, não devemos roubar e voce continua a praticar todos esses atos, como é que voce pode se considerar justo? Voce está violando a lei portanto voce é um pecador.
Vers.13 diz : Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Yah, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Aqui Shaul dá a entender que havia gentios entre eles que eram justos, e mesmo apesar de näo compreenderem bem a justiça de acordo com a vontade de Yah, porque a eles não havia sido ensinado o que a justiça de Yah significa, portanto eles se tornaram a lei para eles mesmos, eles não se tornaram a lei de acordo com a lei de Yah, mas eles se tornaram a lei para eles próprios, de maneira que para voce fazer justiça de acordo com a vontade de Yah, voce precisa conhecer Yah, mas o Pai há de ter misericordia sobre as pessoas como estas sabem porque? muitos de nós estavamos nessa mesma categoria, estavamos praticando o que era justo de acordo com os nossos próprios pensamentos, estavamos a tratar as pessoas bem, mas ão tinhamos conhecimento de fazer isso de acordo com a Lei, mas Yah sabedor de todas as coisas viu isto e nos introduziu alguém para nos revelar a sua pessoa, para que praticassemos a justiça não de acordo com a nossa vontade mas de acordo com a palavra Dele, agora nossas mentes foram abertas para entender escrituras não devemos praticar a justiça de acordo com os nossos próprios pensamentos temos que examinar as escrituras para ver qual a vontade de Yah, temos que ser justos de acordo com a palavra de Yah.
Vers.15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; Agora shaul menciona muitas coisas sobre a Torah, mas não me recordo de te-lo visto mencionar uma única vez que não devemos praticar a Torah. Vers. 16 o dia em que Yah há de julgar os segredos dos homens, por Yahoshua Ha Maschiach, segundo o meu evangelho. 17 ¶ Eis que tu que tens por sobrenome israel, e repousas na lei, e te glorias em Yah; 18 E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei; A torah é a nossa instrução, inspirida por Yah revelado por Moisés aos filhos de Israel
vers.19 E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, Cegos aqui nesse caso são os sem torah =(luz) sem conhecimento de Yah vers.20 Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei; 21 Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? 22 Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio? 23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Yah pela transgressão da lei? 24 Porque, como está escrito, o nome de Yah é blasfemado entre os gentios por causa de vós.
Observem nesses versiculos que Shaul se dirigia aos fariseus daquela epoca numa linguagem que eles bem conheciam, pois eram observantes da Torah mas não praticantes , cada um de nós deve examinar-se a si mesmo antes de ensinar a outrem a palavra de Yah Mateus 23.3 diz 3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; assim procediam os fariseus daquela época, pois eram hipocritas e sobre isso que Shaul está falando nessa carta, ele está procurando mostrar que os mandamentos nos ensinam a não matar, não roubar não adulterar não adorar idolos, Shaul está querendo mostrar que o nome de Yah está sendo blasfemado entre os gentios porcausa do compartamento farisaico hipocrita de alguns israelitas que se comportam de maneira inadequada para aqueles que fazem voto de servir a Yah
vers. 25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. 26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? Aqui Shaul demonstra claramente que a circuncisão feita de acordo com a aliança determinada por Yah é válida,mas ele Shaul ,faz a seguinte pergunte: qual o proveito da circuncisão, se não guardas a lei?, ele diz se voce foi cinrcuncidado e pratica a Torah, ótimo, excelente , mas se voce foi circuncidado e não pratica a Torah, então a sua circuncisão se tornou incircuncisão, nada representa, voce esta se colocando na mesma posição que os gentios incurcindados, os transgressores da lei, note que todo o tempo Shaul está falando contra os transgressores da Torah, contra o pecado, contra a violação da lei de Yah, ou será que estamos lendo passagens diferentes?_ Porque de acordo com alguns pregadores Shaul está ensinando contra a Lei, então pode ser que esses tenham em mão outros ensinamento que não são que nós não conhecemos, será esse o tal chamado "outro evangelho" ?–
vers. 26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? 27 E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? Desejamos que todos os hebreus aprendam isso, Circuncisão era requerido de todos os hebreus do sexo masculino, mas não somos o único povo a praticar a circuncisão, os egipcios e outras nações também exerciam essa prática, mas essa nunca foi uma prática das nações (gentios) porisso nos refereimos aos gentios como incircuncisos. Apesar de que gentios também podem se achegar ao mesmo ensinamento e pratica da Torah que os hebreus, basta que eles desejam seguir o caminho de Yah
Vers. 28 Porque não é israelita o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. 29 Mas é israelita o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Yah.
O reino foi estabelecido, prometido para os filhos de Israel, mas se voce não é circuncidado em seu coração, não será digno do reino, e então haverá oportunidade para todos os gentios que praticam a Torah e que desejam servir Yah de todo o coração esses estarão no reino e a voce hebreu a quem o reino foi prometido estará de fora, terrificado, com ranger de dentes.
O que é um coração circuncidado? isso significa que a sua mente está limpa, pura, de maneira que voce consegue compreender as verdades de Yah, seu coração e sua alma (ser) estão purificados e agora voce sabe como agradar ao Pai, nós sabemos quem são os filhos de Israel de acordo com a carne, e isto é importante sabermos, Shaul era um israelita da tribo de Benjamim, mas para ser parte daqueles israelitas que estarão no reino, os justos diante de Yah, os remanescentes, voce precisa ter o seu coração circuncidado, a mente pura para poder receber o entendimento que vem de Yah, portanto Shaul estava se dirigindo a toda essa classe de fariseus hebreus malignos daquela época que eles deveriam praticar a torah de todo o coração pois a lei é justa.
Romanos 7:1 Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? Shaul aqui não está se dirigindo aos cristãos, mas aqueles que sabem e praticam a Lei
2 Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. 3 De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.* Temos uma lição sobre isso na internete, aqui Shaul diz claramente que a mulher casada está ligada ao marido enquanto ele viver, mas se ele der a ela uma carta de divorcio então a mulher fica livre da lei que a prende ao marido*
4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo do Messiyah, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Yah.* Quando estavamos na carne o pecado agia em nossos membros, gerando frutos para a morte, 5 Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. 6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Aqui Shaul está se referindo ao entendimento espiritual há aqueles que mesmo apesar de praticarem a lei não tem o entendimento espiritual da lei, estão praticando apenas por praticar, mostrarem aos homens que praticam , mas quando chegamos a fazer parte do corpo do Messiyah, nos tornamos outros, é como se ressuscitassemos da morte começassemos a dar fruto para a vida, chegando ao pleno entendimento da lei, não apenas compreendendo como se aplicar a lei, mas como fazer isso de maneira justa, ele diz que quando estavamos na carne, as paixões dos pecados, que sao pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte, lembre-se que Shaul ele mesmo guardava a lei, ele era um Fariseu e mesmo ele guardando a lei ele perseguia os fiéis e se ele continuasse a seguir esse caminho, ele mesmo iria morrer a segunda morte, mas graças a Yah que o Messiyah veio para nos dar um pleno entendimento da lei e para nos aperfeicoar a nossa caminhada diante de Yah, então pudemos nos separar do caminho da morte e agora seguimos os seus passos e desde esse momento ele nos deu novo entendimento*
7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. * Mas uma vez Shaul nos mostra que a lei foi o que o instruiu a saber o que era o pecado e a fugir dele, sem o conhecimento da lei, Shaul nem qualquer um de nós saberia o que é o pecado, e dessa forma talvez iriamos até praticar o bem, mas de acordo com o nosso próprio pensamento*
8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. * se não temos Lei também não temos transgressões, pecados* se não temos torah (lei), não temos pecado, e se não temos pecado pra que julgamento? como é que Yah vai poder nos julgar, de acordo com o que vai ser feito esse julgamento se não há lei_? no que será baseado, O que é que determina que um homem é justo, o que é que determina que um homem é pecador_? É a Lei, é claro!
9 E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. 10 E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. 11 Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. * Shaul praticava aquilo que os outros fariseus o haviam ensinado a praticar, ele aprendeu aos pés do fariseu Gamaliel mencionado em Atos 5, ele está tentando nos mostrar que por ele ser fariseu ele conhecia e praticava a lei, mas de acordo com o que havia sido ensinado, ele não tinha entendimento espiritual do que ele estava fazendo, assim como alguns israelitas nos nossos dias, eles praticam a lei, sem conhecer Yah, porisso é que precisamos de Yahoshua, porque ele é o nosso exemplo de como fazermos isso, de como se tornar a torah viva*
12 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. *Isso não soa como alguém que dizem ter abolido a lei *
13 Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno. *Aqui ele está se referindo ao pecado que operou nele através da Torah porque ele guardava a Torah (Lei) mas de acordo com os ensinamentos dos escribas e fariseus, os quais o próprio Messiyah nos aconselhou a ouvir o que eles dizem mas não praticar o que eles praticam em Mateus 23.3 pois são hipocritas, Shaul desmembrou todo esse entendimento que a Torah era boa, mas que tinha se tornado algo ruim para ele, pois não a praticava de acordo com a vontade do Pai, mas de acordo com o ensinamento de homens que apenas conheciam a letra mas não o espirito (Yah), esse era o entendimento que ele tinha, mas Yahoshua veio e através do messiyah fomos feitos habéis a compreender na caminhada espiritual que temos com ele, entendimento espiritual significa que apesar de praticarmos a torah, devemos te-la guardada na mente e no coração, agora Shaul chegou ao conhecimento do que Yahoshua estava falando em Mateus 5:28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela * A torah ainda continua sendo válida todos nossos atos serão julgados através do que está escrito na Torah , Satanás até pode usar os mandamentos contra voce ele sempre pergunta: voces näo leram? Está escrito nas escrituras? em Lucas cáp 4 , em Mateus cáp 4 Satanás estava tentando usar as escrituras contra Yahoshua, ele disse: Se jogue abaixo desse penhasco, Não foi assim que Yah disse? Que enviaria seus anjos.... sim meus irmãos é isso mesmo que o livro diz, mas voce terá que retornar ao entendimento espiritual do verdadeiro significado, e é sobre isto que Shaul está procurando ensinar aqui, voce precisa ter o entendimento que vem do alto de outra forma voce será um grande pecador mesmo observando torah, Shaul não aboliu com a lei.
14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Esse é um entendimento que a maioria das pessoas consideradas religiosas não tem, principalmente judeus e cristãos, Shaul diz claramente que a Lei é espiritual o que é que ele quer dizer com isso? Isso significa que o entendimento é espiritual, o entendimento que vem do alto é espiritual por ex. Três vezes ao ano todos devem comparecer a Yahrushalom para celebrarem a festa, este é o entendimento segundo as escrituras, mas o entendimento espiritual que Yah nos dá é que näo podemos celebrar as festas fisicamente se Yah não nos proporciona os meios espirituais para celebrarmos, (sacedortes, templo, animais de acordo com a determinação dada por Yah etc....) nós recebemos o entendimento espiritual do que o Pai está dizendo, mas o que dizer daqueles que leem esta determinação, saem a esquina procurando por um pedaco de bezerro sabe-se lá quando foi abatido, dilacerado ou talvez até tenha sido estrangulado, de quantos anos, enquanto que o mandamento é para ser animal novo e tem que ser abatido o dia e horario determinado por Yah, o que estamos queremos mostrar é que essas pessoas estão celebrando as festas biblicas este é o entendimento huano, carnal, entendimento próprio e não de acordo com as normas estabelecidas por Yah, porque lhes faltam o entendimento espiritual e com isso ao invés de estarem guardando e praticando a lei estão simplesmente violando- as e é justamente sobre isso que Shaul está falando sobre, isso é entendimento espiritual, não estamos falando sobre entendimento espiritual assim como os cristäos cotumam ensinar, pois confundem espiritual com aparições, fantasmas, mas estamos falando de entendimento que vem do alto que nos conduzirá a salvação, outro tipo de entendimento nos conduzirá a morte eterna.(entendimento carnal)
15 Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Em outras palavras eu não faço a minha própria vontade, em entro em concordancia com a torah e isto é bom, irmãos não façam as coisas a sua propria maneira, observe a torah e peça a Yah entendimento espiritual, pois isto é muito importante.
17 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. A carne sempre lutará contra o espiritual 19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Entendimento carnal versus espiritual, a carne näo deseja se submeter ao espirito de Yah 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Como é que voce se livra do pecado que habita em seu coração? Através da torah, irmãos e irmas, se voce não tem conhecimento de pecado, voce precisa aprender a Torah, pois através da Torah todo o conceito de pecado virá a seu conhecimento, e a unica coisa que pode remover o pecado da sua vida, é quando voce começa a praticar a Torah de acordo com o entendimento espiritual que Yah lhe dá.
21 Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Yah. Soa como alguém que aboliu com a lei? Soa como os ensinamentos dos cristãos? Não de maneira alguma 23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Shaul comenta sobre uma outra lei , que lei é essa ? é a lei do pecado, transgressão da lei, será que há alguma dificuldade de entendimentos nas palavras de Shaul? Para nós está bem claro sobre o que ele está se referindo.
24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Dou graças a Yah por Yahoshua Ha maschiach nosso Mestre. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Yah, mas com a carne à lei do pecado. Se voce serve Yah, se voce serve a torah de Yah na sua mente entäao voce terá condições de vencer a carne, por uns tempos Shaul era a favor da lei mas agora ele diz claramente que ele serve a lei de Yah, ele serve a Yah através da sua palavra que é a torah há uma grande diferença entre executar a lei e servr a lei, diferença muito grande
Romanos 8: 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Yahoshua ha Maschiach, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2 Porque a lei (torah) do Espírito de vida, em Yahoshua ha Maschiach, me livrou da lei do pecado e da morte.(Yahoshua ele é a torah viva, a torah do espirito e da vida)
3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Yah, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; 4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. ( para que a justiça da torah se cumprisse em que nós precisamos receber o pleno entendimento espiritual, Yahoshua veio para completar ele veio para preencher e para que agora pudessemos chegar ao pleno entendimento espiritual, a justiça da torah sendo repleta em nós)
5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
A maioria dos cristãos gosta de citar esse verso, mas eles não entendem o que isto verdadeiramente significa, as coisas do espirito, aqui se refere ao espirito de Yah, que o levará ao conhecimento de toda a verdade, O espirito de Yah (espirito santo) nós conduz a toda a verdade, tudo isso se cumpriu com Yahoshua e este é o motivo pelo qual estamos recebendo esse entendimento espiritual nos dias atuais mas a todos aqueles que vivem de acordo com a carne eles colocam a sua mente nas coisas carnais
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. O espirito do qual aqui está sendo referido é o espirito de Yah, o qual o conduzirá a toda a verdade (Leis e Mandamentos = Salmos 119:151) e a salvação isto é paz e vida o reino, de maneira que para voce alcançar tudo isto terá que não apenas guardar mas servir a torah de todo o seu coracão
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Yah pois não é sujeita à lei de Yah (torah), nem, em verdade, o pode ser. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Yah. (Será que Shal quiz dizer com isso que temos espirito vivente dentro de nós? r. Não, ele aqui ele se refere a carne como pensamentos carnais, pensamentos do maligno, injustos, isso é a carne, mas viver com Yah, obedecer a Yah, isto é a vida no espirito =espirito de Yah)
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Yah habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Yahoshua (= torah, palavra de Yah) , esse tal não é dele. Aqui Shaul desmonta com todo o imperio cristão religioso, não há base na doutrina cristã que ensina que Shaul (Paulo) tenha sido o fundador do cristianismo, alguém com tanto amor pela Torah jamais poderia ter iniciado uma crença contra a própria torah (leis e mandamentos de Yah) será que cristãos não leem as suas cartas, cristãos não tem o espirito do Messias , eles simplesmente desobedecem a tudo o que foi ensinado pelo Messiyah, e continuam na soberba e arrogancia, tudo o que temos a fazer e examinar as escrituras dessa forma voce mesmo perceberá os erros, mentiras que são ensinadas por essas instituições

Uma curta explanacäo sobre cristianismo
Cultura grego "helenismo" e a sua influência sobre Cristianismo Após a morte de Alexandre, o Grande cerca de 323 AC seu império, que constou da Ásia Menor, Pérsia e Egito, foi dividido entre seus quatro generais (Daniel 11: 1-4). Ptolomeu, um dos mais confiáveis generais de Alexandre e seu amigo de infância, se tornou governante supremo do Egipto (cerca de 323 AC - 283 AC), com o título Meryamun Setepenra que significa 'Amado de Amun, escolhido de Ra' ele tomou conselho com Faraó e assim se tornou o primeiro Faraó grego.Quando os gregos invadiram Egito eles trouxeram consigo a sua cultura "helenismo", que incluía os seus deuses e símbolos religiosos. No Egito o culto de Osirapis tinha sido estabelecida desde a 18 ª dinastia (ca. 1550- 1292 AC). Possivelmente para intercambiar Egito a cultura grega e assim poderem subjugar os povos sob o dominio de uma religião, os gregos acrescentaram aos cultos egipcios as suas próprias divindades. Os atributos de Zeus, Helios, Dyonisus, Hades, e Asklepius foram combinados para formar um novo deus chamado Serapis. Serapís tornou;se o deus supremo da majestade celestial e o sol 'Zeus e Helios', fertilidade »Dyonysus", os deuses do submundo e da vida, assim como o da cura' Hades e Asklepius ". O título "Khristos« a forma grega para a palavra egípcia "Karast ' que significa ungir o corpo de um defunto com óleo, em preparação para o enterro. Este processo de unção com óleo era para mantêr o corpo intacto para o pós-vida segundo o culto de Osiris . Os gregos incorporaram esta prática, com o culto de Serapis. Após sua morte Serapis tornou-se o ungido ou Karast (Khristos em grego), deus dos mortos e do submundo. A seguinte citação é do imperador romano Adriano remetida aos adoradores de Serapis em Alexandria, Egito. "Egito que voce me recomendou o, minha adorada Servanius, tenho a sensação de que é totalmente inconstante e incoerente, e continuamente sobre arado por cada respiração da fama. Os adoradores de Serapis (aqui) são chamados de cristãos, e aqueles que se dedicam ao deus Serapis (acredito eu), são chamados os bispos de Cristo. " Imperador romano Adriano 134 DC Cristianismo deu inicio assim que os adoradores do culto a Osiris, em sua forma hellenizada, Khristos e Serapis passou a ser conhecido como"Cristo" . Essa nova religião se propagou do Leste à Terra Santa e muito além. De acordo com o historiador judeu Flávio Josefo, Ptolomeu capturou Jerusalém e Judéia por engano e levou muitos israelitas cativos e os aprisionou em guarnições por todo o Egito, Alexandria, onde o culto à Serapis tinha se enraizado. Depois do reinado de 40 anos de Ptolomeu I Soter, seu filho Ptolomeu Philadelphus governou Egito. Philadephus sancionou a tradução da Torah do idioma hebraico para o grego. E para obter a assisistencia de 70 anciões israelita para concluirem a tradução dos textos da esritura, Aristeus, um confiante de Ptolomeu Philadelphus, convenceu os regentes a libertar os hebreus que haviam sido capturados, que naquela época (283 AC) numeravam mais de 120.000. A lógica era fazer todos crerem que o deus que introduziu Ptolomeu no reino era o mesmo que deu as leis e os mandamentos para os hebreus , neste caso os gregos se referiam a este deus como Zeus. A tradução da Torá hebraica deu aos estudiosos Gregos / europeus a visão necessária da natureza de Yah, o Soberano dos hebreus e do próprio povo hebraico, desta forma eles inventaram uma doutrina plausível à imagem de seu deus Zeus cuja imagem é intercambiável com Serapis. Eles transpuseram a imagem de Zeus / Serapis sobre Yah o supremo Criador. Durante o primeiro Conselho de Nicea em 325DC, o Imperador Constantino autorizou a compilação de textos religiosos em um livro chamado por eles de „o Novo Testamento“, desta forma eles instituiram o falso Jesus, o Cristo como Senhor e Salvador . {O verdadeiro Salvador é Yahoshua Ha Mashiach}Helenismo gradualmente e sutilmente transformou a história do povo de Yah que viveu parte de sua história no Continente Africano, Nordeste África em um livro europeu , do preto ao branco. Cultura grega combinado com poderio militar romano dominou esta parte do mundo. Hoje, quando Israel ou Egito é visto através da lente da mídia ocidental, a presença Africana na terra, é sempre escamoteada ou vista como sinonimo de escarnio e zombaria. O processo de transformação foi deliberal, Hebreus eram capturados ou se escondiam em outras areas ou fugiam da perseguição dos exércitos invasores estrangeiros migrando assim cada vez mais do sul e do oeste para o interior da África. Os Hebreus que permaneceram foram obrigados a se adaptar a cultura grega o helenismo. Em 167 DC, Antiochus IV Epiphanes, governador da Síria capturou Jerusalém. Ele profanou o Templo, oferecendo o sacrifício de animais da espécie suína no altar, ele proibia circuncisão sobre pena de morte, familias hebraicas inteiras eram vendidas a escravidão, ele ergueu um altar para Zeus no Templo de Yah, queimou, destruíu todas as cópias da Torah hebraica e ordenou a matança daqueles em posse delas. Aqueles que desobedecessem eram submetidos a torturas horríveis. Agora o campo foi aberto para o messiyah hebreu Yahoshua, Roma é agora a potência dominadora a influenciar os homens com a cultura grega 'helenismo'. Depois de anos de subjugação nas mãos de potências estrangeiras os israelitas tinham esquecido o verdadeiro culto a Yah o Altissimo de seus antepassados. A missão de Yahoshua o Messiyah foi a de levar os filhos de Israel de volta para as leis de Moisés, de volta para Yah. Durante seu ministério, a cada etapa ele era desafiado pelos hebreus religiosos daquela época mais conhecidos como fariseus e saduceus que haviam sidos altamente helenizados com a cultura greco-romana, desta forma os ensinamentos de Yahoshua se transformaram em uma ameaça à autoridade deles sob o controle de Roma e, portanto, para o próprio império romano. Yahoshua o ungido mensageiro de Yah foi executado pelos romanos por traição. Sua execução fez com que a palavra de Yah, a Verdade, e a verdadeira adoração ao Criador fosse interrompida por aproximadamente 2000 anos
(Amos 8: 11).
Durante este período os Eurogentios com a ajuda da Torah já traduzida foram capazes de transformar a história e a finalidade da vinda do Messias hebreu em uma história bem diferente da realidade através de fraudes nos escritos do chamado „Novo Testamento“.

o estudo biblico sobre as cartas de Shaul
continua............

1 Kommentar:

TESTEMUNHA DO EL DE YSRAEL hat gesagt…

Shalom

Que י ה ו ה YHUH seja sempre com os que buscam e propagam a emet. Amein.
Quro parabenizar-vos por vosso fiel estudo, digno do meu respeito e da minha junção missionária.

Se possível, visite meu Blog:
falandoporysrael.blogspot.com

Que י א ה שׁ ו ע ה Yaheshuah que veio no nome do Eterno El de Ysrael, pela forma tetragramal, unifique seu povo.Amein.

Atenciosamente,

Yahoshafat Ben Yaacov.

e-mail: yoshiahugil@hotmail.com