Dienstag, 17. Februar 2009

Pessach


Podemos comemorar a Páscoa e as festas biblicas fora de Jerusalém (YAHRUSHALOM)?

Tiago 1:1 Shalom para a Casa de Ysrayl, as 12 tribos espalhadas por todo o mundo.
É nessa época do ano para nós hebreus, no mês de Abib, que o novo ano se aproxima. E com a chegada do novo ano iniciam-se as festas de Yah . Esta época do ano, em todo o mundo é um verdadeiro deleite para muitos israelitas.

A primeira dessas celebrações é chamado " Páscoa" (Pessach) , que é seguida pela Festa dos pães asmos. Este artigo irá centralizar-se na Páscoa e na Festa de pão asmos, juntamente com a Festa das Semanas e Tabernaculos.
No inicio pensei que este poderia ser um tópico divisivo. No entanto, ocorreu-me que este assunto não é de todo controversial, e que se trata simplesmente de obediência de um povo ao Todo Poderoso. Foi a nossa desobediência a Yah que nos colocou na situação em que hoje nos encontramos. Com certeza, será a nossa obediência que vai nos libertar dessa situação.

A obediência é a chave para a compreensão deste artigo. Assim que fomos levados a compreender a verdade a respeito de quem somos, de quem é Yah, de quem é Yahoshua, iremos perceber que é necessário deixar de fazer um monte de coisas que são contrárias à Palavra de Yah. E com isso, estaremos abrindo nossos corações desejosos a obedecer as ordens do nosso Pai. obediência é melhor do que sacrifício:

I Samuel 15:22 : Porém Samuel disse: Tem Porventura Yah tão grande deleite em ofertas queimadas e sacrifícios, quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

Ysrayl ainda é um povo muito teimoso, individual ou colectivamente sempre desejamos fazer a nossa própria vontade.

Por exemplo, um tema de discussão entre os israelitas em torno desta época do ano é a forma de calcular a data correta para a celebração da Páscoa e do pão asmo. As Escrituras nos ensinam como fazer isso, mas muitos de nós não segue este mandato. Em vez disso, escolhemos os nossos próprios calendários. Uma parte dos israelitas celebram a Páscoa em uma data, um outro grupo está celebrando-o em uma outra data diferente, um grupo celebra de uma maneira, um outro grupo de outra maneira. Por que há tantas divergencias em nosso meio ? Yah não é o autor de confusão.

O tema que deveriamos estar debatendo é: Podemos celebrar a Páscoa EM QUALQUER parte do mundo aonde fomos espalhados ?- em outras palavras, podemos celebrar AS FESTAS DE YAH FORA de JERUSALÉM?

Ainda hoje Ysrayl recusar a submeter-se inteiramente a Yah, a observar a sua palavra e ouvir o que Ele tem para dizer. Esta é o motivo principal para o surgimento de tanta confusão.
O que eu pretendo mostrar a você a partir da Escritura é que não só não podemos celebrar a Páscoa fora de Jerusalém, assim como também não a podemos celebrar sem o sacerdócio Levitico e sem o Templo. E qualquer celebração observada fora de qualquer das ordenanças de YHWH é na verdade, não uma celebração para homenageá-lo, mas sim UM SACRIFCIO AOS DEMONIOS. Sim, meus irmãos e irmãs aqui temos o verdadeiro motivo para tantas controvérsia em torno dessas Festas anuais.

Assim que essa informação lhe chegar as mãos, você terá que decidir o que vai fazer com ela. É meu dever passar adiante o que Yah me mostrou e o entendimento que ele deu a mim através do estudo intensivo da sua palavra. Oro para que ele faça o mesmo com todos os Israelitas que estão lendo este artigo. Favor ler e meditar sobre o que diz as Escrituras.
* * *
Fiz muitas tentativas ao longo dos anos de manter os dias festivos. no entanto, após muita reflexão e leitura das escrituras percebi a minha tamanha ignorância. Não tinha idéia do que eu estava fazendo ou do que deveria fazer , não fui capaz de encontrar respostas necessárias para corrigir o meu erro, eu parei de comemorar as Festas e acredito firmemente que Yah guiou -me neste sentido.

Antes de prosseguir, permitam-me recordar-vos de algo muito crítico, Todos aqueles que são parte do corpo do Messias, os resgatados, redimidos para Yah, SÃO AQUELES QUE OBEDECEM INTEIRAMENTE A VOZ DE YAH, aqueles que professam a fé de Abraão , que é obediência TOTAL à vontade de Yah.
Eu não posso deixar de enfatizar a importância da nossa obediência a Yah. Uma vez que as Escrituras lhes foram apresentadas e você percebe o que Yah tem a dizer sobre a nossa tentativa em manter sua festas sagradas , mas em desobediencia. A obediencia terá que partir da sua decisão.

A Páscoa foi um evento ordenado por Yah para os filhos de Israel para comemorar a nossa liberdade da escravidão egípcia (leia Êxodo (Shemoth) 12).
A Páscoa não é uma festa. A Páscoa é o evento de sacrificar o cordeiro ou o cabrito e de prepara-lo para a festa do pão Asmos. Como você já deve saber, a Páscoa não é numa data fixa de Shabat mas sim um (SHABATON= dia especial) ; o primeiro e o último dia da festa do pão asmo são elevados a altura de um sábado, chamado de o "grande sábado" (Shabaton) e é um dia diferente de nossos sábados semanais.
Yah disse que o cordeiro da Páscoa ou o cabrito utilizado deve ser do primeiro ano (um ano de idade) e estar sem mancha ou mácula. Para o sacrificio da Páscoa era exigido um cordeiro ou cabra de côr branca, isto significa que não pode ser preto, vermelho ou de cabelo amarelo ou ter corte ou machucado, nenhum defeito pode ser encontrado no animal a ser sacrifícicado, senão ele não pode ser utilizada para a Páscoa.

EXODUS 12:3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: No décimo dia deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada familia. (4) Mas, se a familia for pequena para um cordeiro, então convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas, conforme o que cada um puder comer por ai calculareis quantos bastem para o cordeiro(5) O cordeiro será sem defeito. Macho de um ano, podereis tomar um cordeiro ou um cabrito, (6) E o guardareis até o décimo quarto dia do mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepusculo da tarde.
A pascoa de Exodo 12 foi comemorada no deserto quando os israelitas foram libertos do cativeiro do Egito. No entanto, Yah disse-lhes que, uma vez que eles entrassem na terra, só poderiam celebrar a Páscoa no lugar em que Ele escolhesse para fazer habitar ali o seu nome. Isto é válido não só para a Páscoa, mas também para a nossa oferta queimada, alimentos dízimos, votos, etc Todas estas coisas são para ser feito no local aonde Yah escolheu para fazer habitar seu nome.

Deuteronômio 12:26 e 27

26 Porém, as coisas santas que tiveres, e os teus votos tomarás, e virás ao lugar que YHWH escolher. 27 E oferecerás os teus holocaustos, a carne e o sangue sobre o altar de YHWH, o Altissimo; e o sangue dos teus sacrifícios se derramará sobre o altar de YHWH, o Altissimo; porém a carne comerás


Não podemos levar nossos sacrifícios e oferendas queimadas para um lugar de nossa escolha, mas apenas para o local onde Yah escolheu para ali fazer habitar o seu nome. Essas coisas tinham que ser feito de acordo com a vontade de Yah.

Deuteronômio 12:5

5 Mas o lugar que YHWH o Altissimo, escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis. 6 E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas. 7 E ali comereis perante YHWH, o Altissimo, e vos alegrareis em tudo em que puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas, no que abençoar YHWH, o Altissimo. 8 Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos. 9 Porque até agora não entrastes no descanso
Yah nos mostra que não é para fazermos o que parece correto aos nossos próprios olhos.Essa prática de desobediencia é ecoada em nosso tempo, assim como podemos ver no meio daqueles que continuam a querer celebrar essas festas. Eles estão praticando o que parece correto aos seus próprios olhos. Yah deixou todo o plano para a celebração dessas Festas, e é Ele quem define sobre a forma como estas coisas devem ser feitas.. Nós temos que comemora-las de acordo com a Sua vontade, mas se isto não for possivél, ENTãO NãO DEVEMOS COMEMORAR.

9 Porque até agora não entrastes no descanso e na herança que vos dá YHWH, o Altissimo. 10 Mas passareis o Jordão, e habitareis na terra que vos fará herdar YHWH, o altissimo; e vos dará repouso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros. 11 Então haverá um lugar que escolherá YHWH, o Altissimo para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes a YHWH.


Observe que Yah continuamente nos diz para levar estas coisas para o local aonde Ele escolher para colocar seu nome. Onde será esse lugar? A Escritura nos diz !

12 E vos alegrareis perante YHWH, o Altissimo, vós, e vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos servos, e as vossas servas, e o levita que está dentro das vossas portas; pois convosco não tem parte nem herança. 13 Guarda-te, que não ofereças os teus holocaustos em todo o lugar que vires; 14 Mas no lugar que YHWH escolher numa das tuas tribos ali oferecerás os teus holocaustos, e ali farás tudo o que te ordeno.

Yah nos ordenou a não oferecer nossa oferta queimada EM QUALQUER LUGAR , mas no lugar onde Ele escolher. Preste atenção porque ele diz exatamente a mesma coisa sobre o sacrificio da Páscoa.

17 Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhum dos teus votos, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão. 18 Mas os comerás perante YHWH, o Altissimo, no lugar que Ele escolher , tu, e teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas; e perante YHWH o Altissimo te alegrarás em tudo em que puseres a tua mão.

Novamente vemos que NÃO PODEMOS FAZER O QUE É correto aos nossos próprios olhos. Temos de ser obediente ao MANDAMENTOS De Yah.
Se Ele diz que você não pode fazer isso no lugar de sua prefêrencia, então você não pode fazer isso.
Se você optar por ser desobediente e transgredir As LEIS E MANDAMENTOS de YAH, então você está pecando contra Ele.
(I Joäo 3:4; I Samuel 15:24).

4 Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade(Iniqüidade= desobediencia a Lei)


24 Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem de YHWH e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz

Hebreus 10:26

26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados

Preste muita atenção – pois isto é muito profundo.

Vamos ver o que Yah diz sobre aqueles que são desobedientes a seus mandamentos, os que fazem o que querem fazer e não fazem o que Ele diz.

Levitico 17:1 Falou mais YHWH a Moisés, dizendo: 2 Fala a Arão e aos seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Esta é a palavra que YHWH ordenou, dizendo: 3 Qualquer homem da casa de Israel que degolar boi, ou cordeiro, ou cabra, no arraial, ou quem os degolar fora do arraial, 4 E não os trouxer à porta da tenda da congregação, para oferecer oferta a YHWH diante do tabernáculo de YHWH, a esse homem será imputado o sangue; derramou sangue; por isso será extirpado do seu povo; 5 Para que os filhos de Israel, trazendo os seus sacrifícios, que oferecem sobre a face do campo, os tragam a YHWH, à porta da tenda da congregação, ao sacerdote, e os ofereçam por sacrifícios pacíficos a YHWH. 6 E o sacerdote espargirá o sangue sobre o altar de YHWH, à porta da tenda da congregação, e queimará a gordura por cheiro suave a YHWH. 7 E nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, após os quais eles se prostituem; isto ser-lhes-á por estatuto perpétuo nas suas gerações

Yah está nos dizendo que, quando não estamos em condicoes de fazer o sacrificio, tal como Ele nos ordena, então estamos sacrificando a demônios. Tenha isso em mente que devemos sempre observar o que ele diz sobre a prescrição para comemoração da Páscoa .

Deuteronômio 16:1

1 Guarda o mês de Abibe, e celebra a páscoa a YHWH, o Altissimo; porque no mês de Abibe YHWH te tirou do Egito, de noite. 2 Então sacrificarás a páscoa a YHWH, das ovelhas e das vacas, no lugar que YHWH escolher para ali fazer habitar o seu nome.

Mais uma vez vemos Yah falar de um lugar onde ele faz habitar o seu nome e que a Páscoa só pode ser sacrificada lá.
Não só a Páscoa deve ser mantida neste lugar sagrado aonde habita o nome de Yah , mas as outras três festas também.

16 Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante YHWH, o Altissimo, no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante YHWH.

A festa do pão asmo se sucede a Páscoa. É na festa do pão asmo em que o cordeiro da Páscoa deve ser comido juntamente com as ervas amargas. Yah diz que você só pode celebrar esta festa no lugar que Ele escolher para fazer habitar o seu nome.
Vamos ver onde é este lugar aonde Ele escolheu para fazer habitar o seu nome, esse local em que temos de manter a Páscoa e as outras festas.

2 Crônicas 6:
6 Porém escolhi a Jerusalém para que ali estivesse o meu nome; e escolhi a Davi, para que estivesse sobre o meu povo Israel
9 Contudo tu não edificarás a casa, mas teu filho, que há de proceder de teus lombos, esse edificará a casa ao meu nome

Yah escolheu Jerusalém como o local para ali fazer habitar seu nome. Lembre-se, que YAH disse-nos para manter a Páscoa no lugar aonde Ele escolhesse, juntamente com o pão asmos, Festa das Semanas (Pentecostes) e Tabernáculo. Yah nos diz para não sacrificar a Páscoa em nenhuma de nossas portas, mas apenas fazê-lo em Jerusalém.
Deuteronômio 16:5

5 Não poderás sacrificar a páscoa em nenhuma das tuas portas que te dá YHWH, o Altissimo; 6 Senão no lugar que escolher YHWH, para fazer habitar o seu nome, ali sacrificarás a páscoa à tarde, ao pôr do sol, ao tempo determinado da tua saída do Egito

A palavra de Yah não poderia ser mais clara, meus irmãos e irmãs. Todos vocês que estão indo ao MERCADO DE CARNE PARA COMPRAR costeletas de carneiro, cabrito ou meio-carneiro e estão tentando celebrar a Páscoa a vossa maneira estão com isso transgredindo os mandamentos de Yah.

Deuteronômio 16:5

5 Não poderás sacrificar a páscoa em nenhuma das tuas portas(Habitações /cidades) que te dá YHWH,o Altissimo
mas terá de fazê-lo em Jerusalém. O cordeiro que compramos da mercearia pode ser que já tenha 1, 2 ou 15 anos, não sabemos se não tinha mancha ou mácula. Alguns estão até fazendo a comemoração da pascoa com galinhas, carne de boi etc..., enquanto que outros até sem carne!

Se não podemos sacrificar a Páscoa na terra de nossa capitividade, então também não devemos celebrar a festa do pão asmos fora de Jerusalém, uma vez que ambos caminham lado a lado. Yah nos disse para celebrarmos a festa do pão asmo em Jerusalém.

Permitam-me exemplificar esse assunto.

Como já referido antes, a Páscoa não é um sábado ou festa, a Páscoa é o sacrifício feito do cordeiro ou do cabrito. O nosso povo deverá ter um cordeiro macho de um ano, sem mancha ou defeito, deverá ser adquirido no dia 10 de Abib, e terá de manter esse cordeiro até o 14 º dia,e então ir a Jerusalém e lá sacrificar o cordeiro. O sacerdote deverá aspergir o sangue sobre o altar, então assar o cordeiro. Ao cair do sol do 14 º dia, que é o início do 15° dia , começará o primeiro dia da festa do pão ázimo, em Jerusalém, que dura um total de sete dias. O sacrificio da Páscoa iniciar-se-á as 9. horas e durará até o pôr do sol, o que seria de cerca de 12 horas.

Yahoshua foi sacrificado neste exato momento.

Yah também nos diz que, se nós não podemos celebrar a Páscoa, no mês de Abibe, por qualquer que seja o motivo, então podemos celebra-la no segundo mês. Mas mesmo assim deve ser mantida em Jerusalém.

Números 9:10

10 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém entre vós, ou entre as vossas gerações, for imundo por tocar corpo morto, ou achar-se em jornada longe de vós, contudo ainda celebrará a páscoa a YHWH. 11 No mês segundo, no dia catorze à tarde, a celebrarão; com pães ázimos e ervas amargas a comerão. 12 Dela nada deixarão até à manhã, e dela não quebrarão osso algum; segundo todo o estatuto da páscoa a celebrarão.

Nosso povo sabia que as ordenanças da Páscoa deviam ser mantidas de acordo com os mandamentos de Yah. Veja como o nosso povo manteve a Pascoa durante o tempo do rei Hezekiyah:

2 Crônicas 30:1

1 Depois disto Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá, e escreveu também cartas a Efraim e a Manassés para que viessem à casa de YHWH em Jerusalém, para celebrarem a páscoa a YHWH, Altissimo de Israel. 2 Porque o rei tivera conselho com os seus príncipes, e com toda a congregação em Jerusalém, para celebrarem a páscoa no segundo mês. 3 Porquanto não a puderam celebrar no tempo próprio, porque não se tinham santificado sacerdotes em número suficiente, e o povo não se tinha ajuntado em Jerusalém

Eles não podiam manter a Páscoa no primeiro mês, que é o de Abibe, pois os sacerdotes não estavam preparados e o povo ainda não tinham chegado a Jerusalém. Eles tiveram que adiar a Páscoa para o segundo mês. Assim como você pode perceber eles ainda tinha de manter a festa em Jerusalém.

13 E ajuntou-se em Jerusalém muito povo, para celebrar a festa dos pães ázimos, no segundo mês; uma congregação mui grande. 14 E levantaram-se, e tiraram os altares que havia em Jerusalém; também tiraram todos os altares de incenso, e os lançaram no ribeiro de Cedrom. 15 Então sacrificaram a páscoa no dia décimo quarto do segundo mês; e os sacerdotes e levitas se envergonharam e se santificaram e trouxeram holocaustos à casa de YHWH. 16 E puseram-se no seu posto, segundo o seu costume, conforme a lei de Moisés, o homem de Yah; e os sacerdotes espargiam o sangue, tomando-o da mão dos levitas. 17 Porque havia muitos na congregação que não se tinham santificado; pelo que os levitas tinham o encargo de matarem os cordeiros da páscoa por todo aquele que não estava limpo, para o santificarem a YHWH. 18 Porque uma multidão do povo, muitos de Efraim e Manassés, Issacar e Zebulom, não se tinham purificado, e contudo comeram a páscoa, não como está escrito; porém Ezequias orou por eles, dizendo: O YAH, que é bom, perdoa todo aquele 19 Que tem preparado o seu coração para buscar a Ti, o Altissimo de seus pais, ainda que não esteja purificado segundo a purificação do santuário. 20 E ouviu YHWH a Ezequias, e sarou o povo. 21 E os filhos de Israel, que se acharam em Jerusalém, celebraram a festa dos pães ázimos sete dias com grande alegria; e os levitas e os sacerdotes louvaram a YHWH de dia em dia, com estrondosos instrumentos a YHWH. 22 E Ezequias falou benignamente a todos os levitas, que tinham bom entendimento no conhecimento de YHWH; e comeram as ofertas da solenidade por sete dias, oferecendo ofertas pacíficas, e louvando a YHWH, Altissimo de seus pais. 23 E, tendo toda a congregação conselho para celebrarem outros sete dias, celebraram ainda sete dias com alegria.

A festa de pão asmos era comemorado EM TODA JERUSALÉM por sete dias.

24 Porque Ezequias, rei de Judá, ofereceu à congregação mil novilhos e sete mil ovelhas; e os príncipes ofereceram à congregação mil novilhos e dez mil ovelhas; e os sacerdotes se santificaram em grande número. 25 E alegraram-se, toda a congregação de Judá, e os sacerdotes, e os levitas, toda a congregação de todos os que vieram de Israel, como também os estrangeiros que vieram da terra de Israel e os que habitavam em Judá. 26 E houve grande alegria em Jerusalém; porque desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, tal não houve em Jerusalém. 27 Então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo; e a sua voz foi ouvida; porque a sua oração chegou até à santa habitação de YHWH, até aos céus

Ah, como Yah abençoou Israel por ter obedecido seus mandamentos de celebrar a Páscoa e a Festa de pão asmos da maneira correta!

Agora, pergunto se temos experimentado uma festa como esta? NÃO, nós não temos. PORQUÊ? porque Yah não nos tem abençoado nesta questão. Yah ouviu a oração de Hezekiyah quando eles tomaram parte nesta grande celebração da forma Yah que tinha ordenado.

A razão pela qual tanta confusão surge entre Israel sobre como manter a Páscoa é porque estamos tentando celebrar a Páscoa de Yah em locais onde Ele não tenha escolhido para fazer habitar ali o seu nome. As tentativass de Israel em manter a Páscoa são uma abominação para Yah. Ele lhe disse para não fazermos isso, mas nós temos sido teimosos e não temos atentado a ouvir a sua voz.

Se você precisa de ter mais uma prova, vamos voltar a Escritura.

Yahoshua também comemorou Páscoa em Jerusalém, assim como a lei determina:

Lucas 2:41

41 Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; 42 E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. 43 E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Yahoshua em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.

Primeiro deixe-me explicar algo, Páscoa não é uma festa, e sim o sacrifício do cordeiro, chamar Páscoa de festa é um erro. Em seguida ele diz que Miryahm sua mãe e Yosef subiam a Jerusalém todos os anos segundo o costume da Páscoa. Verso

43 E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Yahoshua em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.

Eles permaneceram uma semana, em Jerusalém, e também tomaram participação na Festa de pão asmos, que Yah disse que deveriamos observar durante sete dias em Jerusalém (YAH escolheu o lugar para colocar o seu nome). Portanto eles cumpriam a lei. Se fosse correto para alguém celebrar a Páscoa fora de Jerusalém, então porque Yahoshua e seus pais não a celebraram em outro lugar qualquer? Aqui diz que eles subiram para Jerusalém. Yahoshua era um homem sem pecado, (mancha) mesmo assim, Ele obedeceu todos os mandamentos e ordenanças de Yah.

Jerusalém não só foi escolhida como o local, mas também Yah colocou seu nome no templo que Salomão construiu para sua honra.
2 Crônicas 7:16

16 Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias

Jerusalém, juntamente com o templo, é o lugar que Yah escolheu para fazer habitar ali o seu nome. Não só é necessário estar em Jerusalém, a fim de manter as festas, mas o templo também deve estar lá. Observe o que diz o rei Hezekiyah

2 Crônicas 30:1

1 Depois disto Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá, e escreveu também cartas a Efraim e a Manassés para que viessem à casa de YHWH em Jerusalém, para celebrarem a páscoa a YHWH, rei de Israel


A casa de Yah é uma referência ao templo que se situava em Jerusalém. Com a finalidade de celebrarmos as festas de Yah, temos de ter o templo, e Jerusalém deve estar sob controle dos verdadeiros israelitas.

Vejamos um outro exemplo de israelitas mantendo os dias festivos em Jerusalém assim como foi ordenado por Yah.
Atos 2: 1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar
Interessante!!. Quem estava de comum acordo e em qual local eles estavam no dia de Pentecostes (ou "A Festa das Semanas")? .

5 E em Jerusalém estavam habitando israelitas, homens fiéis, de todas as nações que estão debaixo do céu.

Eles eram hebreus que vieram de todas as nações debaixo do céu para celebrar a festa de Pentecostes. Vamos ver de quais nações alguns dos irmãos tinha chegado:

7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? 8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? 9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, 10 E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto israelitas como prosélitos, 11 Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de YHWH

Estes irmãos regressaram a Jerusalém do Egito, Iraque, no Norte de África, Roma, Ira etc, a fim de celebrar esta festa.

Porque eles vieram de tantos lugares e de tão longe? Por que não manter a festa na lugar do seu nascimento? A todos vocês que estão celebrando a festa nos Estados Unidos, Jamaica, Canadá, América do Sul, etc O que faz voces diferente deles? Se você pode fazer assim, por que eles não? Será possivél que esses irmãos perderam a cabeca e viajaram para tão longe a fim de manter a Festa das Semanas em Jerusalém enquanto que eles poderiam assim como nós comemorar em casa. No lugar aonde habitavam ????? "NÃO!",
EM Deuteronômio 16:16 Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante YHWH , no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante YHWH;

A festa da semana é chamada de petencostes na lingua GREGA. Esses irmãos estavam sendo obedientes. Escritura diz que eles eram devotos, o que significa que e que eles levavam a sério a obediencia a Torah. Eles viajaram de terras longiquas para guardar este mandamento, mais preste atenção, porque mais uma vez , vemos Yah abençoando-os com o derramamento de seu espírito.
Algum de você alguma vez já experimentou algo assim em suas celebrações de Petencostes? Eu posso dizer que nunca. PORQUÊ? porque a mão de Yah não está envolvida nessas celebrações. Ele nos disse para não fazermos isso em qualquer outro lugar que não seja o lugar onde Ele próprio escolhesse. Temos visto que a Festa da Pascoa e pão asmos, devem ser mantidos em Jerusalém, assim como a Festa das Semanas. Mas, o que acontece com a ordenanca para ser comemorada a festa do Tabernáculo?
Após o retorno de Israel a terra, e após a volta do Messias, será requerido de toda a humanidade , celebrar a Festa do tabernaculo em Jerusalém.

Zacarias 14:16

16 E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, YHWH dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernaculos.
Há ainda um outro ponto interessante aqui. Aonde as nações devem ir para manter esta festa ? É num outro local que não seja o que Yah nos disse na Torah? Vamos ler a Escritura:

17 E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, YHWH dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.

Então, a Festa do Tabernaculos também deverá ser celebrada em Jerusalém, assim como Yah nos ordenou a mantê-lo. Aqui estamos falando de tempos futuros quando o reino de Yah for estabelecido na terra, após a grande batalha, APÓS a prisão de Satanás , então esta festa será reintegrada. JERUSALEM novamente será a nação soberana dos escolhidos de YHWH.
Mas o que acontecerá se as nações não quiserem manter a festa em Jerusalém? E se eles fizerem como nós fazemos e tentarem celebrar a festa em qualquer outro lugar ? Se podemos fazer isso, então porque não podem as nações? O que Yah tem a dizer sobre isto?


18 E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá sobre eles a praga com que YHWH ferirá os gentios que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. 19 Este será o castigo do pecado dos egípcios e o castigo do pecado de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos
Aqui vemos que as nações serão punidas por não manterem a festa no local aonde Yah escolher para fazer habitar ali o seu nome (PARA TODO O SEMPRE) (Jerusalém). Portanto, se as nações serão punidas, o que dizer de nós? Yah disse que nos castigaria por todos os nossos pecados.

Amos 3:2 De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades

POR TODAS as nossas iniqüidades ISRAEL !!! Pense nisso ! Se ele vai punir as NAÇÕES Por serem desobedientes. O que você acha que ele irá fazer com voce? O que voce acha que Ele vai fazer conosco por termos cometido exatamente o mesmo erro ? Pode ser este o único motivo pelo qual estamos tão confusos sobre estas festas?. Não sabemos como mantê-las, não sabemos como calcular-las? Muitos de nós estão se orientando pelas tradições judaicas ou se esmeirando em seu entendimento próprio , o que na verdade é uma abominação para Yah.

Aqui no final de mais uma lição deixe-me lembrá-lo novamente que a Páscoa foi o ato de sacrificar o cordeiro ou cabrito, que era para ser comido durante o primeiro dia da festa do pão asmo. o livro de Corinthios afirma que Yahoshua é o nosso sacrificio Pascal.
1 Coríntios 5:7

7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Yahoshua, nossa páscoa, foi sacrificado por nós

Se Ele é a nossa Páscoa, e foi sacrificado por nós, vem a pergunta: Aonde ele foi sacrificado? RESPOSTA: Jerusalém. PORQUÊ? Porque este é o único lugar aonde a Páscoa pode ser sacrificado, no local onde Yah ESCOLHEU para fazer habitar SEU NOME.
Irmãos e Irmãs não estou escrevendo isso para condenar ninguém. Eu estava no mesmo barco, tentando manter esses dias, sem qualquer conhecimento sobre a maneira de fazê-lo. Mas Yah deu-me esta revelação através da sua palavra, agora tenho que fazer melhor.
Ainda há muito mais para aprendermos e com a permissäo de Yah, estaremos passando para o papel.
Atos 18:21
21 Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo YHWH, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso

2. Cronicas 35:1 Então Josias celebrou a páscoa a YHWH em Jerusalém; e mataram o cordeiro da páscoa no décimo quarto dia do primeiro mês.


Se você ainda acha que pode celebrar a Páscoa fora de Jerusalém, fica a sua responsabilidade de pesquisar as escrituras e levar essa informação adiante. Se você consegue encontrar aonde está escrito em que os filhos de Israel tenham mantido a Páscoa fora de Jerusalém e YHWH os tenha abençoados porisso.
CasoVocê consiga encontrar aonde está escrito que um dos profetas tenha celebrado a Pascoa fora de Jerusalém.
Daniel foi levado cativo para Babilônia, Quantas festas ele celebrou durante o periodo do cativeiro na Babilônia? Você consegue encontrar uma? NÃO?! ENTENDE agora que obedecer é melhor do que sacrifício.
O fato de não podermos celebrar a Páscoa na terra de nossa capitividade deveria ser uma motivação para nós. Pois ficamos mais desejosos para celebrar a Páscoa na nossa terra, tal como Yah prescreveu. Nossa motivação de deixar este lugar e regressar à nossa terra fica ainda mais intensa. Mas se você está celebrando as festas em locais aonde Yah não tenha optado por manter o nome dele, então qual é a sua motivação para deixar esse lugar? Por que voltar a Jerusalém, quando você pode manter a festa onde você está? Você não pode fazer da América, Europa, África, Ásia, India , o lugar escolhido de Yah que é Jerusalém. Yah só ESCOLHEU UM LUGAR
para fazer habitar o nome dele, ele só escolheu UM TEMPLO (CASA) Para colocar o nome dele. E ele nos diz para mantermos estas FESTA Naquele LUGAR SE VOCÊ recusar, entäao voce está desobedecendo a Palavra de Yah. Pense bem no que VOCÊ ESTÁ FAZENDO, e no QUE VOCÊ PODE estar levando outros a fazer.

Shalom.

Keine Kommentare: